AP6 - Atualidades

Imprimir

PT 03 - Central Geotérmica Piloto - Colocação da 1ª pedra

  

Teve lugar no passado dia 22 de outubro de 2015, pelas 14:30, a cerimónia de colocação da primeira pedra da Central Geotérmica Piloto na Ilha Terceira, Açores.

A construção de uma Central Geotérmica Piloto de 3 MW na Ilha Terceira é o principal projeto do Programa das Energias Renováveis da responsabilidade da EDA - Electricidade dos Açores, S.A., financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através dos EEA Grants.

Este projeto, promovido pela EDA RENOVÁVEIS, S. A., visa a produção de energia de origens renováveis naquela ilha dos Açores de modo a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a dependência na importação de fontes de energia de origem fóssil (diesel) que se situa atualmente nos 90%.

Saiba mais Sobre o Programa...

27.10.2015


 

Imprimir

PT 03 – Energias Renováveis – Novo concurso

  

Até 9 de fevereiro está aberto novo concurso para apoio à participação em cursos de pós graduação de 6 meses da United Nations University - Geothermal Training Programme, a decorrerem na Islândia, para profissionais portugueses de empresas envolvidas na exploração industrial de recursos geotérmicos de alta entalpia com vista à produção de energia elétrica.

Pretende-se fomentar a troca, partilha e transferência de tecnologia, experiências, melhores práticas e conhecimento, o networking e o fortalecimento das relações ao nível dos projetos, incentivando as relações bilaterais ao nível do programa.

O Programa das Energias Renováveis pretende desenvolver competências técnicas em energia geotérmica, de modo a aumentar a geração de energia elétrica por exploração de recursos geotérmicos de alta entalpia nos Açores, e melhorar a capacidade regional na área de energia geotérmica de alta entalpia.

A EDA – Electricidade dos Açores, S.A., Operador de Programa para a área das Energias Renováveis, é responsável pela gestão e execução do Programa, sendo o ponto de contato principal para os candidatos e para os promotores. Na preparação e implementação deste Programa conta com a autoridade nacional de energia islandesa Orkustofnun (OS), como Parceiro de Programa.

Saiba mais

11.12.2014

 


 

Imprimir

Abertos os concursos para a concessão de apoios na área das Energias Renováveis

  

Até ao dia 31 de março de 2014, os interessados poderão apresentar as suas candidaturas a dois subprogramas:

  • Apoio à participação em cursos específicos de curta duração para profissionais de empresas envolvidas na exploração industrial de recursos geotérmicos de alta entalpia, com vista à produção de energia elétrica, e estudantes, matriculados na Universidade dos Açores, envolvidos com a área das energias renováveis, nomeadamente, na área da energia geotérmica;
  • Apoio à participação nos programas de 6 meses da United Nations University-Geothermal Training Programme, a decorrerem na Islândia, para profissionais portugueses de empresas envolvidas na exploração industrial de recursos geotérmicos de alta entalpia com vista à produção de energia elétrica.

Estes subprogramas pretendem fomentar a troca, partilha e transferência de tecnologia, experiências, melhores práticas e conhecimento, o networking e o fortalecimento das relações ao nível dos projetos, incentivando as relações bilaterais ao nível dos programas. Para o efeito, a verba total disponível é de € 100.500.

A EDA – Electricidade dos Açores, S.A., Operador de Programa para a área das Energias Renováveis do Mecanismos Financeiro 2009-2014 dos EEA Grants, é responsável pela gestão e execução do Programa, sendo o ponto de contato principal para os candidatos e para os promotores. Na preparação e implementação deste Programa conta com a autoridade nacional de energia islandesa Orkustofnun (OS), como Parceiro de Programa.

O Programa das Energias Renováveis pretende desenvolver competências técnicas em energia geotérmica, de modo a aumentar a geração de energia elétrica por exploração de recursos geotérmicos de alta entalpia nos Açores, e melhorar a capacidade regional na área de energia geotérmica de alta entalpia.

Saiba mais em: http://eeagrants-azores.pt/concursos/

03.02.2014

 


 

Imprimir

Energias Renováveis – GAIa Programme - Sessão de Apresentação

Sessão de apresentação do programa português dedicado às energias renováveis dia 31 de março de 2014 na Ilha Terceira, Açores.

O “Geothermal Azores Iceland Programme” (GAIa Programme), aprovado pelos Doadores em 31 de maio de 2013, visa o reforço da produção de energia de origens renováveis na Região Autónoma dos Açores de modo a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a dependência na importação de fontes de energia de origem fóssil. Permitirá também criar condições favoráveis ao desenvolvimento de competências técnicas no âmbito da indústria geotérmica.

Este Programa será concretizado através de um projeto predefinido para instalação de uma Central Geotérmica Piloto de 3 MW, na Ilha Terceira, Açores, cujo promotor de projeto é a GEOTERCEIRA – Sociedade Geoeléctrica da Terceira, S. A. Contempla também um regime de pequenos apoios abertos à apresentação de propostas, a decorrer entre 31 de janeiro a 31 de março de 2014, envolvendo:

  • cursos de curta duração sobre exploração geotérmica e desenvolvimento de recursos geotérmicos de alta entalpia;
  • programa de treino de pós-graduação em alta entalpia geotérmica para profissionais.

O evento contou com a presença do Presidente do Governo Regional os Açores, Vasco Alves Cordeiro, do Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade e da Ministra da Indústria e Comércio da Islândia, Ragnheiður Elín Árnadóttir.

Fotos do evento:

 

01.04.2014

 


 

Imprimir

Site EEA Grants - EDA – Electricidade dos Açores


16.09.2013
   Está já disponível o sítio web dedicado às energias renováveis, implementado pela EDA – Electricidade dos Açores, Operador de Programa daquela área programática (AP 06). Ali poderá encontrar informação mais detalhada sobre o Programa, o respetivo Operador e notícias relevantes para o setor.  Consulte www.eeagrants-azores.pt ler mais
 
Imprimir

Sessão de Lançamento e Apresentação dos Programas – 7 de Junho de 2013

 

 

17-06-2013

 


 

 

Subscrever Newsletter

Programas 2014-2021

Alterar Idioma

 

 

 

Logotipo MAOTE

 

Contactos:

Unidade Nacional de Gestão

Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu

Rua Barata Salgueiro, n.º 37 - 5º andar
1250-042 LISBOA - PORTUGAL
Tel.: (+351) 218 801 175
geral@eeagrants.gov.pt
www.eeagrants.gov.pt

Norway


Iceland

Liechtenstein