AP1 - Atualidades

Imprimir
   Comemora-se hoje o Dia Nacional do Mar. Os EEA Grants financiam diversas iniciativas neste setor que estarão em destaque num workshop promovido pela DGPM no evento Business2Sea que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto entre 16 e 18 de novembro.

O Programa do Mar (Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras), da responsabilidade da DGPM (Direção Geral de Política do Mar), recebe no atual Mecanismo Financeiro dos EEA Grants 2009-2014 a maior alocação financeira, cerca de 19 milhões de euros, destinada a financiar um total de 37 projetos que promovem o bom estado ambiental das águas marinhas e costeiras e a formação e educação para as temáticas do mar. A aquisição e equipamento de um navio de investigação, o “Mar Portugal”, é o projeto de maior dimensão e o mais emblemático deste Programa.

Um workshop de apresentação do Programa e dos Projetos financiados decorrerá no dia 17, a partir das 10:00 horas, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, inserido nas diversas atividades da Business2Sea, uma iniciativa promovida pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, que visa a divulgação de projetos, estudos e conhecimento sobre as temáticas ligadas ao Mar, promove encontros de negócios e apresentação de tecnologias, serviços e produtos portugueses na área do Mar.

Diversas iniciativas decorrem durante os 3 dias do evento, designadamente a comemoração do Dia Nacional do Mar presidida pela Senhora Ministra do Mar.

16.11.2016


 

Imprimir
   Não deixe de visitar as 3 grandes esculturas construídas com plásticos reciclados, elaboradas por alunos de artes plásticas da ESAP (Escola Superior Artística do Porto), que pretendem alertar e sensibilizar a população para o problema do lixo plástico nos Oceanos.

A inauguração desta exposição decorrerá no próximo dia 8 de julho, pelas 21h, no Largo de S. Domingos, encontrando-se as peças distribuídas por diferentes espaços públicos do Porto.

Este será um dos momentos mais simbólicos da campanha de sensibilização “Ocean Action” do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da Universidade do Porto) e a última oportunidade para assistir à peça de teatro "Pérola no Mar de Plástico" desenvolvida em parceria pela ESAP e o CIIMAR, no âmbito do projeto “Mar de Plástico”.

Estas iniciativas são financiadas pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através dos EEA Grants, no âmbito do Programa do Mar, da responsabilidade da DGPM (Direção Geral de Política do Mar).

 

07.07.2016


Imprimir
   A promoção de campanhas de sensibilização para aumento do nível da Literacia dos Oceanos, um dos objetivos do Programa do Mar, tem sido largamente potenciada pelos vários projetos desenvolvidos em todo o território nacional.

A ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1990, tem como objetivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal, levando a cabo várias estratégias/ações com vista à realização deste objetivo. Dentro desta estratégia concorreu ao apoio patrocinado pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através dos EEA Grants, no âmbito do Programa “Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras” da responsabilidade da DGPM, tendo desenvolvido 5 projetos, três dos quais se encontram já concluídos.

O Projeto CurtMAR, com sessões de esclarecimento nas escolas do ensino básico, secundário e profissional sobre a literacia dos oceanos e um concurso nacional de curtas-metragens ambientais, destinado a alunos do ensino secundário e profissional de todo o país, tendo em vista uma abordagem audiovisual e criativa relacionada com os princípios essenciais do oceano. Destaque para as 62 curtas-metragens recebidas, das quais 36 reuniram condições para serem avaliadas, resultando em três prémios atribuídos às melhores.

Encontros de Mar, um projeto de educação ambiental e de literacia dos oceanos que envolveu as comunidades educativas de 8 Agrupamentos Escolares de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores na organização de "Encontros de Mar" para debater, partilhar informação e experiências, e contribuir para uma maior e melhor compreensão da influência do oceano sobre as nossas vidas e o impacto das pessoas sobre os oceanos. A Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Centro de Investigação MARE e o Centro de Formação Educatis, participaram também nestas iniciativas realizadas entre Maio e Junho de 2015.

O Projeto “Connecting minds, creating the future for the oceans” levou a cabo várias iniciativas com vista a melhorar o nível de literacia dos Oceanos dos jovens portugueses e estrangeiros através da internacionalização do projeto “Kit do Mar” (subprojecto “A ponte entre a escola e a ciência azul”) da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), parceira do projeto. Culminou com a realização de uma Conferência Internacional sob a égide da Fundação Caretakers of the Environment International/CEI2015 da qual a ASPEA é representante em Portugal. Cerca de 300 alunos e professores do ensino secundário, de 22 países, apresentaram os projetos que desenvolveram tendo em conta um dos princípios da literacia dos oceanos. Durante uma semana (28/6 a 4/7 de 2015) a Conferência propôs um programa variado e estimulante para a partilha de conhecimentos e para o convívio intercultural.

My Observatory from Rivers to Ocean (MyO_R2O) e MIA - Revelando o Mundo Invisível da Água são os outros dois projetos desta Associação, também dedicados ao tema da literacia dos Oceanos, que deverão estar concluídos até novembro de 2016.

 

08.06.2016


 

 

Imprimir
   A “Oceans Meeting 2016” teve lugar em Lisboa entre 2 e 3 de junho. Este evento, focado nas três áreas estratégicas mais importantes da Política dos Oceanos: Economia, Cultura dos Oceanos, Ciência e Inovação, colocou o mar no centro da discussão uma vez mais em Lisboa.

Uma Reunião Internacional de Ministros do Mar foi o mote principal, mas durante a Oceans Business Week um conjunto de conferências com especialistas internacionais para partilha de ideias e experiências, vários workshops e seminários e uma mostra de produtos e soluções estiveram também em evidência.

Uma área significativa de exposição foi dedicada aos projetos do Programa do Mar, com seis deles a apresentarem alguns dos resultados já alcançados num workshop que contou com a presença do Embaixador da Noruega em Portugal, Ove Thorsheim.

O Programa do Mar português é o maior dos 6 programas do mar financiados pelos EEA Grants 2004-2009. Tem 15 projetos relacionados com a monitorização e avaliação do estado ambiental das águas marinhas e 22 dedicados à componente educacional de formação e divulgação: 2 projetos têm como objetivo formar especialistas em gestão integrada das águas marinhas e 20 projetos desenvolvem ações com crianças e jovens, através de métodos de comunicação criativos e interativos, promovendo o conhecimento do mar e do ambiente marinho entre os jovens.

O projeto mais emblemático é a aquisição e adaptação de um navio para investigação marinha. "Mar Portugal" será usado para pesquisa oceanográfica e pode ser usado pela comunidade científica em geral para melhorar a gestão das águas portuguesas.

Saiba mais sobre os restantes cinco projetos apresentados durante o evento:

Skeleton See Seedlings Project

Nazaré Wave Project

Soco Drone Project

Sentinel Data Reception and Oil Spill and Illegal Fishing Projects

 

07.06.2016


 

Imprimir
   O concurso “Descobrir os Oceanos”, tem como objetivo promover a literacia dos oceanos através da criação de uma banda desenhada, integrando um concurso de escrita dirigido a escolas de todo o país.

Todos os alunos do Ensino Básico e Secundário estão convidados a apresentar argumentos criativos e originais subordinados aos 7 princípios da literacia dos oceanos.

As 4 histórias selecionadas pelo júri serão ilustradas por conceituados ilustradores nacionais e internacionais, e publicadas numa edição de Banda Desenhada impressa e digital. As histórias poderão ser enviadas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao próximo dia 31 de março.

“Descobrir os Oceanos” é uma iniciativa promovida pela Formato Verde, no âmbito do programa do mar promovido pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM), com o cofinanciamento da Islândia, Listenstaine e Noruega através dos EEA Grants.

O concurso será suportado no Facebook e no Twitter. Consulta o regulamento disponível

 

07.03.2016


 

Imprimir
   Vote até 10 de novembro na sua personagem preferida para salvar os Oceanos! Escolha entre a Tartaruga Verde, o Cavalo-Marinho, a Sardinha ou a Púrpura.

A sensibilização para a literacia dos oceanos nas camadas jovens da população é de extrema importância e o grande objetivo do projeto “Saldanha Salva os Oceanos”, um dos projetos financiados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através dos EEA Grants, no âmbito do Programa “Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras” da responsabilidade da Direção Geral de Política do Mar (DGPM).

Este Projeto, promovido pela Cocinfar em parceria com a AmBioDive, pretende aumentar o conhecimento sobre a Biodiversidade Marinha junto das crianças e jovens dos 2º e 3º ciclos de escolaridade através da elaboração de um e-book que conta a história de uma personagem animada que irá salvar os oceanos. A escolha da mascote do e-book, que será apresentada no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, é uma de um conjunto de iniciativas que se pretende venham a ter o maior alcance possível para a Literacia do Oceano 2013-2016.

Campanhas de sensibilização através do desenvolvimento de eventos locais em Escolas do Ensino Básico e Secundário e/ou noutros contextos da sociedade com vista a promover o aumento do nível de literacia dos oceanos entre as camadas jovens da população estão também previstas e podem ser solicitadas através do site do projeto.

Vote e saiba mais aqui

 

09.11.2015


 

Imprimir
   Nos dias 16 a 19 de novembro, na EXPONOR, decorrerá a 3ª Portugal Atlantic Conference, coorganizada pela Direção-Geral de Política do Mar – DGPM e pela Fórum Oceano, inserida na 5ª edição do FÓRUM DO MAR.

Numa ação conjunta que pretende criar sinergias benéficas para toda a comunidade marítima e comemorar de forma adequada o Dia Nacional do Mar (16 de novembro), ao longo de três dias estarão em debate vários assuntos ligados ao tema “Potencial de Crescimento e Internacionalização da Economia do Mar”, distribuídos por oito painéis com participação de especialistas nacionais e internacionais.

Esta iniciativa é financiada pela Islândia, Noruega e Liechtenstein através dos EEA Grants, ao abrigo do Programa “Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras”, gerido pela DGPM.

A Sessão de Abertura de dia 16 e o dia 17 terão momentos dedicados àquele Programa, com apresentação de alguns dos projetos financiados no seu âmbito, decorrendo em paralelo à Conferência um Espaço Expositivo com uma projeção dinâmica de apresentação do conjunto dos 37 projetos apoiados.

Mais informações e programa

06.11.2015


 

 

Alterar Idioma

 

 

 

Logotipo MAOTE

 

Contactos:

Unidade Nacional de Gestão

Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu

Rua Barata Salgueiro, n.º 37 - 5º andar
1250-042 LISBOA - PORTUGAL
Tel.: (+351) 218 801 175
geral@eeagrants.gov.pt
www.eeagrants.gov.pt

Norway


Iceland

Liechtenstein