Imprimir

PT06 – Encerramento do projeto “Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental”

   Decorreu no passado dia 25 de novembro na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra a Conferência Final “Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental”.

O projeto “Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental”, permitiu continuar a implementar e disseminar os programas Anos Incríveis, iniciados em 2003 em Portugal, junto de um número crescente de famílias e educadores de infância.

Os programas Anos Incríveis, desenvolvidos por Carolyn Webster-Stratton, em Seattle, são programas de intervenção baseados em evidência, direcionados para pais, educadores e crianças, cujos objetivos são promover a competência social, emocional e académica das crianças e prevenir e reduzir problemas de comportamento de forma precoce e eficiente.

Este projeto teve como principal missão formar um conjunto alargado de educadores de infância e profissionais de saúde que serão posteriormente embaixadores dos programas Anos Incríveis junto de outros profissionais, de forma a disseminar e a garantir a sustentabilidade do modelo em zonas cada vez mais alargadas do país.

Estiveram envolvidos no projeto várias dezenas de educadores de 60 Jardins de Infância de zonas carenciadas do Distrito de Coimbra, cerca de 200 profissionais de 11 Centros de Saúde daquela região e cerca de 100 pais/encarregados de educação.

Segundo as coordenadoras do projeto, as Professoras Doutoras Maria João Seabra Santos e Maria Filomena Gaspar, este é um “programa de capacitação para continuar, agora destinado a crianças em idade escolar e, se possível, alargar ao país”.

“Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental” foi desenvolvido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, através da Escola Superior de Educação, a Associação Nacional de Intervenção Precoce e a Universidade de Tromsø (Noruega), tendo recebido cerca de 0.3 M€ de financiamento da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega, através dos EEA Grants, no âmbito do Programa Iniciativas de Saúde Pública da responsabilidade da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

14.12.2016


 

Subscrever Newsletter

Programas 2014-2021

Alterar Idioma

 

 

 

Logotipo MAOTE

 

Contactos:

Unidade Nacional de Gestão

Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu

Rua Barata Salgueiro, n.º 37 - 5º andar
1250-042 LISBOA - PORTUGAL
Tel.: (+351) 218 801 175
geral@eeagrants.gov.pt
www.eeagrants.gov.pt

Norway


Iceland

Liechtenstein