Imprimir

PT08 - Ciclo de palestras e seminários no âmbito do Projeto Rotas de Sefarad

   No âmbito do Projeto Rotas de Sefarad e da parceria bilateral com o Center for Studies of Holocaust and Religious Minorities (HL-Senteret), da Noruega, decorre entre 19 e 25 de Outubro um ciclo de palestras e seminários em Lisboa, Castelo de Vide e Belmonte.

A palestra de abertura deste ciclo, subordinada ao tema “Holocausto na Europa”, dirigida ao público em geral, decorreu em Lisboa, na Casa do Alentejo, no dia 19 de outubro.

Em Castelo de Vide, dias 20 e 21 de outubro serão abordadas questões relacionadas com a divulgação e o ensino de narrativas de minorias dentro do contexto da história de um país, numa sessão dirigida aos técnicos de Museus e Arquivos das Câmaras Municipais, estando previsto um workshop sobre métodos/materiais de ensino.

Dias 24 e 25 de outubro, em Belmonte, decorrerá um Seminário sobre o trabalho de arquivística. Em quatro painéis serão debatidos 4 diferentes projetos de arquivística noruegueses onde oradores mostrarão como utilizam diferentes materiais no seu trabalho.

Este ciclo conta com a participação de vários oradores Noruegueses e é financiado pela Islândia, a Noruega e o Liechtenstein através dos EEa Grants, no âmbito do Programa “Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural”, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro.

21.10.2016


 

Imprimir

PT08 – Iniciativas da Rota de Sefarad

   Foi inaugurado no passado dia 15 de julho o Centro Interativo de História Judaica, em Monsaraz, uma das intervenções relativas ao Projeto “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas”.

O objetivo do Projeto pré-definido “Rotas de Sefarad” consiste em restaurar, conservar e preservar o património cultural judaico existente em Portugal de forma a estabelecer uma rota cultural envolvendo 18 sítios e edifícios relacionados com aquele património, tornando o mesmo acessível a cerca de 100.000 visitantes.

O centro agora inaugurado pretende estudar uma parte da história de Monsaraz e da sua judiaria, tendo como finalidade apresentar “conteúdos numa perspetiva de diálogo entre a fé e as religiões e que transmitam a todos os que nos visitam a relação e ligação existentes numa fase da história” explica o Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

Para além desta iniciativa encontram-se ainda em execução visando a sua integração na Rota as seguintes:

  • Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, em ALENQUER – Reabilitação e musealização da antiga igreja de Santa Maria da Várzea de Alenquer, por forma a homenagear as vítimas da Inquisição das quais Damião de Góis foi um dos mais famosos exemplos. O historiador mandou restaurar esta igreja em 1540 e aí foi sepultado;
  • Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano, em BRAGANÇA, com projeto do Arq. Souto Moura, dedicado à especificidade da vivência judaica e Cristã-Nova no Nordeste Transmontano;
  • Centro de Diálogo de Interculturas de LEIRIA dará a conhecer a comunidade judaica que existiu em Leiria e promoverá o encontro entre as culturas, cristã, muçulmana e judaica proporcionando um espaço cultural aberto à comunidade local, visitantes e turistas;
  • Recuperação e recriação da antiga Sinagoga de Almeida (e respetivo Hejal), em MALHADA SORDA, uma das sinagogas caídas no esquecimento da história portuguesa e que significa a força da ligação a Espanha após o decreto de expulsão dos judeus deste país em 1492;
  • Casa da Memória da Medicina Sefardita António Ribeiro Sanches, em PENAMACOR, equipamento cultural proveniente da recuperação de um edifício que homenageia a Medicina e os seus atores da história judaica portuguesa, vocacionado para a investigação, com particular enfoque para o estudo da vida e obra do judeu cristão-novo António Nunes Ribeiro Sanches;
  • Intervenção no Museu Bandarra, em TRANCOSO, com vista a dotá-lo de sistemas multimédia interativos que facilitarão a visita e compreensão dos temas expostos relacionados com a vida e a obra de Bandarra;
  • Reabilitação do conjunto histórico de edifícios e logradouro, conhecido como a “Cerca da Josefa”, junto às portas do Castelo, para instalação do Centro de Interpretação da Judiaria de TORRES VEDRAS que procurará valorizar a educação, fruição, imaginação, interatividade e participação do público, promovendo valores ligados ao conhecimento da história e da memória judaica.

O Projeto “Rotas de Sefarad” é financiado pela Islândia, Listenstaine e Noruega através dos EEA Grants, no âmbito do Programa “Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural” da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro

19.07.2016


 

 

Imprimir

PT 08 – Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural - Rede de Judiarias Portuguesas inicia obras em 13 Municípios

 

Com a assinatura de protocolos entre Municípios parceiros e a Rede de Judiarias Portuguesas, promotor do projeto “Rotas de Sefarad - Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Inter-Culturas”, inicia-se o programa de intervenções de reabilitação e adaptação museológica do património sefardita português em 13 Municípios.

O projeto pré-definido “Rotas de Sefarad” é uma iniciativa inédita de investigação e divulgação ao público da participação judaica na história de Portugal, além de valorizar as economias locais com a criação de uma nova rota patrimonial no mapa turístico português.

Está ainda prevista a realização de cursos de formação relacionados com a rota estabelecida de forma a aumentar a competência dos envolvidos, e a promoção da sua visibilidade através de sinalização em 27 Municípios.

As intervenções previstas têm um investimento esperado de mais de 2 M€ e serão realizadas em parceria com os Municípios de Alenquer, Almeida, Elvas, Castelo Branco, Leira, Monsaraz, Penamacor, Porto, Sabugal, Torres Vedras, Trancoso, Vila Nova de Paiva e Vilar Formoso, e com um conjunto alargado de parceiros técnicos das áreas da cultura e do turismo. Inserem-se num projeto mais vasto que inclui ainda a investigação e publicação de livros e de um guia turístico, a criação de uma biblioteca, a promoção de produtos Kosher, cursos de formação sobre vários aspetos da cultura judaica e outras iniciativas e obras que se enquadram no tema da valorização da identidade judaica portuguesa.

Este projeto pré-definido é a única iniciativa do Programa de Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro, e conta com um financiamento de 4.7 M€, 85% dos quais contributo dos EEA Grants, sendo o restante cofinanciamento nacional. Todas as ações previstas devem estar concluídas até Abril de 2016.

Mais informações

Fotos:

 

10.12.2014

 


Imprimir

PT 08 - Programa Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural – Assinatura de Contrato Projeto

 

Teve lugar no passado dia 27 junho de 2014, no Museu Judaico de Belmonte, a sessão de assinatura do contrato de projeto entre a Direção Regional de Cultura do Centro, Operador do Programa, e a Rede de Judiarias de Portugal, promotor do projeto pré-definido.

A implementação deste Programa, cujo objetivo consiste em restaurar, conservar e preservar o património cultural dos judeus Sefarditas existente em Portugal, passa pela concretização do projeto pré-definido “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas”.

Este projeto visa estabelecer a “Rota de Sefarad” através da restauração, conservação e preservação de 13 sítios e edifícios relacionados com o património cultural judaico. O projeto pretende estimular o desenvolvimento económico e a criação de emprego ao nível local, através do aumento do turismo cultural na área, tornando acessível a cerca de 100.000 visitantes, todo o património restaurado, renovado e protegido.

Está ainda prevista a realização de cursos de formação relacionados com a rota estabelecida de forma a aumentar a competência dos envolvidos, e a promoção da sua visibilidade através de sinalização em 27 Municípios.

Mais detalhes em http://www.drcc.pt/ros/

Fotos:

 

10.09.2014

 


Imprimir

PT 08 - Programa Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural

   Ação de formação “Judiarias de Portugal - História e Cultura Judaica”, a realizar na Sede da Rede de Judiarias de Portugal, nos dias 18 e 19 de Outubro 2014, em Belmonte.

Programa

10.10.2014 


 

Imprimir

Sessão de Lançamento e Apresentação dos Programas – 7 de Junho de 2013

 

 

17-06-2013

 


 

 

Subscrever Newsletter

Alterar Idioma

 

 

 

Logotipo MAOTE

 

Contactos:

Unidade Nacional de Gestão

Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu

Rua Barata Salgueiro, n.º 37 - 5º andar
1250-042 LISBOA - PORTUGAL
Tel.: (+351) 218 801 175
geral@eeagrants.gov.pt
www.eeagrants.gov.pt

Norway


Iceland

Liechtenstein