O programa Cultura visa o fortalecimento da cooperação cultural em Portugal, designadamente apoiar projetos que promovam o desenvolvimento social e económico através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural.

 

No cumprimento deste objetivo, o programa incidirá sobretudo em dois eixos distintos:

 

No Eixo do Património Cultural:

  • Aviso de Concurso - apoio a projetos de salvaguarda e revitalização do património cultural costeiro classificado ou em vias de classificação, que potenciem o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e contribuam para o reforço da memória e identidade dessas comunidades, nomeadamente na conversão em espaços como centros de memória, de interpretação e desenvolvimento de atividades tradicionais.

  • Projeto Pré-Definido pretende-se desenvolver uma nova abordagem através da salvaguarda, proteção, conservação, monitorização e disseminação do património arqueológico náutico e subaquático.

  • Projecto Pré-Definido visa promover a digitalização, disseminação e divulgação do património cultural cinematográfico português e norueguês, relevante e culturalmente valioso, com forte ligação ao mar.

 

No Eixo das Artes:

  • Aviso de Concurso - apoio a projetos de programação artística que contribuam para o reforço da oferta artística, do acesso e da participação nas artes em territórios de baixa densidade de Portugal continental e das regiões autónomas. Os projetos deverão ser de caráter multidisciplinar, abrangendo as artes visuais, as artes performativas e de cruzamento disciplinar e, complementarmente, do cinema e da literatura e serão selecionados através de um aviso de concurso.

 

Working together for a competitive and inclusive Europe