FILMar - Digitalização do Património Cinematográfico

FILMar

Promotor: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Parceiros:

Instituto Norueguês de Cinema de Oslo

Financiamento EEA Grants: 881.250,00

Financiamento Total: 881.250,00

Programa:

Este projeto tem como objetivos a médio e longo prazo:

  • Disponibilizar imagens em movimento, atualmente inativas, nos cofres da Cinemateca Portuguesa, em 35mm, 16mm e outros formatos analógicos;

  • Disseminar a acessibilidade ao património cultural cinematográfico como forma de contribuir para uma melhor compreensão da história, tradições e identidade nacionais;

  • Estimular a utilização do património cinematográfico digitalizado pelas diferentes entidades a nível local (clubes de cinema, escolas, entidades artísticas, etc.

A Cinemateca visa promover, em todas as fases do processo de digitalização, o acesso ao património cinematográfico relevante e culturalmente valioso, e criar uma relação nova e sustentável como Instituto Norueguês de Cinema, no que diz respeito ao conhecimento sobre o cinema norueguês e português, que hoje em dia não tem expressão em cada país.

Componentes do projeto:

  • Plano de digitalização, preparação e melhores práticas: a coordenação do projeto, incluirá uma seleção coerente de conteúdo, a aquisição de equipamentos e suprimentos de digitalização, bem como recursos humanos;

  • Divulgação e sensibilização: o FILMar procurará estabelecer e desenvolver contactos com outras entidades portuguesas, de modo a promover a utilização das explorações digitalizadas para a apresentação de programas de filmes locais e descentralizados. Esta componente é necessária para fomentar a colaboração e a compreensão do projeto, entendido como plataforma de conhecimento.

  • Programa de intercâmbio de conhecimento com 2 seminários a serem realizados na Noruega, sobre: a disseminação e distribuição do património cinematográfico; e o valor cultural histórico do mar, tanto na Noruega como em Portugal.

  • Criação de uma retrospectiva cinematográfica com entidades norueguesas, através de programação contextualizada, promovendo o conhecimento sobre ambos os territórios e respetivas tradições do Mar, para serem exibidos em Portugal e na Noruega, incluindo 10-12 filmes noruegueses e 10-12 filmes portugueses.

 

Conteúdo Relacionado