MALACATE

Promotor: Associação Cultural Cepa Torta

Parceiros:

Røros Kommune

Lise Wulff

Município de Mértola

Financiamento EEA Grants: 280 743,10

Financiamento Total: 353 303,95

Programa:

MALACATE é um projeto de intervenção artística multidisciplinar criado especificamente para a Mina de São Domingos (Mértola): um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste. O MALACATE será o vetor de um trabalho artístico contemporâneo e inovador, que surgirá do encontro entre os locais e uma comunidade de artistas nacionais e internacionais, sustentado num vasto processo de mediação comunitária.

Caracteriza-se como uma galeria performática a céu aberto que, tal como o malacate - equipamento industrial de transdução - cria ligações entre a mina e o exterior, entre o escondido e o revelado, entre o passado e o contemporâneo e entre o real e a ficção. É a partir da natureza do lugar e das suas pessoas que se desenvolve uma oferta cultural diversificada de enorme potencial atrativo para públicos das mais variadas idades e origens.

MALACATE anseia transformar-se num agente de regeneração territorial e comunitária, afirmando-se como um lugar incontornável para fruição cultural à escala regional, com impacto na atratibilidade para os locais, assim como para fluxos de visitação externos. Anseia, ainda, melhorar a qualidade de vida dos residentes e alargar os seus horizontes, criando um local de usufruto cultural único no país, a partir do seu potencial estético, que constitui um autêntico museu ao ar livre, criando uma nova camada, através de dinâmicas artísticas contemporâneas, no domínio das artes performativas e visuais. A partir de uma cooperação transnacional da Companhia Cepa Torta com o Município de Mértola, a Røros kommune (Noruega) e Lise Wulff (Noruega), pretende-se potenciar uma nova visão da Mina de S. Domingos pela ação da prática artística e do trabalho de, com e para a comunidade local, criando uma imagem contemporânea do lugar, não apagando o seu passado industrial, mas reocupando os diferentes espaços com novas memórias e significados.