25 anos Acordo EEE | EEA Grants

ME5A2358.JPG

Celebrou-se, no dia 8 de outubro, os 25 anos da entrada em vigor do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu. O Salão Árabe, no Palácio da Bolsa, no Porto, foi o palco para esta efeméride.

Em 2019 comemoram-se os 25 anos da entrada em vigor do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (Acordo sobre o EEE), assinado, na cidade do Porto entre os Estados-Membros da União Europeia (UE) e países da Zona Europeia de Comércio Livre (EFTA).

Neste sentido, e porque os 25 anos são um marco importante na história dos EEA Grants Portugal, realizou-se, no dia 8 de outubro, no mesmo local onde foi assinado o Acordo sobre o EEE, no Salão Árabe, no Palácio da Bolsa, um evento comemorativo que contou com a presença de Nelson de Souza, Ministro do Planeamento e Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização.

Nesta iniciativa, Vítor Martins, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus entre 1985 e 1995 nos X, XI e XII Governos de Portugal, fez também uma intervenção sobre as negociações e a importância deste Acordo.

Houve ainda espaço para dois painéis: 

  • Espaço Económico Europeu 25 anos de reforço das relações económicas e comerciais;
  • Os EEA Grants: Contributos e Desafios.

As celebrações continuaram no dia 9, com a inauguração de uma exposição fotográfica intitulada “25 anos & 25 projetos” que tem como objetivo destacar o contributo dos EEA Grants em Portugal. A exposição decorrerá até dia 9 de novembro, na estação de metro da Alameda, local simbólico por ter sido um dos primeiros projetos financiados no âmbito deste mecanismo financeiro.