O desemprego entre os jovens é um desafio europeu comum: coloca os jovens em risco de pobreza, impede-os de participarem plenamente na sociedade e pode prejudicar a sua saúde, bem-estar e futuro profissional. É por isso que são necessárias soluções europeias comuns.
Em 2017, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega criaram o Fundo para o Emprego Jovem de 60,6 milhões de euros para ajudar as entidades em toda a Europa a encontrar novas formas de reduzir o desemprego jovem.
O Fundo apoia atualmente 25 projetos que promovem o emprego sustentável e de qualidade para jovens em 15 Estados beneficiários dos EEA/Norway Grants, bem como na Irlanda, Itália e Espanha.
Os EEA Grants/Norway Grants lançam agora um segundo convite à apresentação de propostas, disponibilizando 11,5 milhões de euros para iniciativas que visam garantir o acesso ao emprego, educação ou formação.
Quais as áreas de apoio financiadas?
Este novo concurso tem três áreas de suporte principais:
- Inovação e exploração: projetos que visam soluções novas e experimentais para combater o desemprego entre os públicos-alvo e aumentar o número de empregos sustentáveis para os jovens.
- Transferência de know-how e boas práticas: projetos que se concentram na transferência de know-how e boas práticas em iniciativas de emprego jovem nos países europeus, com o objetivo de criar mais empregos de qualidade e reduzir as taxas de desemprego entre os jovens dentro dos públicos-alvo.
- Análise e pesquisa: redes transnacionais de investigação que partilhem ideias, teorias, práticas e experiências sobre como avaliar e realizar estudos de impacto de iniciativas destinadas a abordar o emprego jovem; e ainda candidaturas conjuntas de instituições de investigação que pretendam aumentar a sua capacidade apoiando candidatos a doutoramento no campo de estudos de impacto. As análises e avaliações transnacionais de intervenções destinadas a NEETs mais velhos (25+), mães NEET jovens, desempregados de longa duração e grupos desfavorecidos, bem como a investigação sobre os efeitos da pandemia COVID-19 nos públicos-alvo são prioridades específicas do Fundo .
Quem pode solicitar financiamento?
Os parceiros de projeto elegíveis podem ser entidades públicas ou privadas, organizações comerciais ou não comerciais e não governamentais, estabelecidas como entidades jurídicas.
Como posso enviar uma proposta de projeto?
O Operador do Fundo (Ecorys Polska/JCP) é responsável pela implementação do Fundo para o Emprego Jovem e pelo contacto aos potenciais candidatos e qualquer questão deverá ser submetida pelo e-mail eeagrants@ecorys.com.
A proposta deve ser submetida eletronicamente através do sistema do Operador sendo necessária a inscrição no sistema EGREG antes que a inscrição seja concluída.
O prazo para a apresentação de candidaturas é 5 de janeiro de 2021, às 12h00, hora de Bruxelas.