Nesta iniciativa, que contou com a presença de todos os países beneficiários do MFEEE 2014-2021, os representantes dos Países Doadores deram nota das expectativas relativamente ao papel dos Pontos Focais Nacionais na presente fase de implementação do MFEEE, bem como das prioridades valorizadas para a implementação do Fundo das Relações Bilaterais.
Foram também abordados pelo FMO temas relacionados com a implementação do mecanismo financeiro com enfoque para questões como a monitorização, a gestão de riscos e de indicadores.
De salientar ainda duas intervenções ao longo do workshop, uma primeira da responsabilidade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), relativa à boa governança na implementação dos fundos e uma segunda, a cargo da Horizontal Team, sobre o ponto de situação sobre os fundos de cooperação regional e do emprego jovem.
À margem desta iniciativa, Susana Ramos e Maria João Lois, responsáveis da UNG EEA Grants Portugal tiveram também oportunidade de discutir áreas de interesse bilateral com os representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia.