Workshop internacional EEA Grants

Workshop internacional EEA Grants

A Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants Portugal, enquanto Ponto Focal Nacional do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE), esteve presente, entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Bruxelas, no workshop anual promovido pelo Financial Mechanism Office (FMO).

Nesta iniciativa, que contou com a presença de todos os países beneficiários do MFEEE 2014-2021, os representantes dos Países Doadores deram nota das expectativas relativamente ao papel dos Pontos Focais Nacionais na presente fase de implementação do MFEEE, bem como das prioridades valorizadas para a implementação do Fundo das Relações Bilaterais.

Foram também abordados pelo FMO temas relacionados com a implementação do mecanismo financeiro com enfoque para questões como a monitorização, a gestão de riscos e de indicadores.

De salientar ainda duas intervenções ao longo do workshop, uma primeira da responsabilidade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), relativa à boa governança na implementação dos fundos e uma segunda, a cargo da Horizontal Team, sobre o ponto de situação sobre os fundos de cooperação regional e do emprego jovem.

À margem desta iniciativa, Susana Ramos e Maria João Lois, responsáveis da UNG EEA Grants Portugal tiveram também oportunidade de discutir áreas de interesse bilateral com os representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia.