EEA Grants levam boas práticas à Noruega

One Ocean Week Header

A Unidade Nacional de Gestão (UNG) dos EEA Grants Portugal esteve em Bergen para reforçar a cooperação bilateral entre Portugal e a Noruega e identificar as melhores práticas e oportunidades de cooperação futura.

A visita decorreu no âmbito da One Ocean Week, que se realizou nesta cidade norueguesa entre os dias 17 e 21 de abril.

A UNG foi acompanhada pelos Operadores de Programa do Ambiente, Crescimento Azul e Cultura, além de alguns promotores de projeto destas áreas, que aproveitaram para aprofundar os contactos com os seus parceiros noruegueses.

A UNG organizou, no dia 18 de abril, a conferência The Blue in the Green: Portuguese-Norwegian cooperation on environment and the ocean, com o objetivo de levar até à Noruega alguns dos projetos considerados exemplos de boas práticas, para a apresentação de resultados e para discutir novas formas de cooperação entre os dois países.

Foram a presentados os projetos CLIMA.AML, E-Redes e Sea Rubish 2Cap.

Foram efetuadas visitas técnicas, e de troca de experiências, ao cluster de Tecnologia Oceânica GCE, ao Centro de Educação Científica VilVite, ao Instituto de Investigação Marinha (um dos maiores da Europa), ao Porto de Bergen e à Reserva da Biosfera de Nordhordland, a única da Noruega.

Realizou-se, ainda, uma reunião informal do Comité de Cooperação, entre os Operadores de Programa Crescimento Azul e Ambiente, com o objetivo de lançar as bases para a negociação do próximo período de financiamento.

Da delegação portuguesa fizeram também parte o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, o Embaixador de Portugal na Noruega, Pedro Pessoa e Costa e as coordenadoras da UNG, Susana Ramos e Maria Mineiro.

A Embaixada da Noruega em Portugal esteve representada pela Embaixadora Tove Bruvik Westberg.