A Unidade Nacional de Gestão organizou na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado dia 23 de outubro, uma conferência para celebrar o 30º aniversário dos EEA Grants, que marcou também o seu evento final. O encontro, que reuniu importantes figuras políticas e representantes institucionais, sublinhou os avanços realizados ao longo de três décadas de cooperação e apoio entre países beneficiários e Noruega, Islândia e Liechtenstein.
A sessão contou com a presença de Maria Varteressian, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega, de Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, além de Lídia Bulcão, Secretária de Estado do Mar, de Maria de Lurdes Craveiro, Secretária de Estado da Cultura e de Hanne Brusletto, Embaixadora da Noruega em Lisboa. Estiveram também presentes representantes do Financial Mechanism Office que não quiseram deixar de assinalar este marco relativo ao Acordo sobre o Espaço Económico Europeu.
O evento foi uma oportunidade para dar a conhecer os resultados alcançados pelos projetos apoiados pelos EEA Grants ao longo dos anos e de explorar as perspetivas para o próximo ciclo de financiamento. Operadores de Programa participaram num painel dedicado à suas experiências como gestores das áreas prioritárias deste Mecanismo Financeiro, enquanto alguns beneficiários partilharam histórias e resultados dos projetos em estiveram envolvidos. Houve ainda tempo para uma análise crítica sobre os impactos a longo prazo que os EEA Grants tiveram em Portugal.
O dia encerrou com a leitura de uma mensagem escrita de Sua Excelência o Presidente da República.