Entre os dias 17, 18 e 19 de junho, a Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, em colaboração com a Direção-Geral de Política do Mar, a Innovation Norway e a Embaixada da Noruega em Portugal, organizaram uma visita de Alto Nível a Oslo e a Bergen, com entidades públicas e representantes do setor marítimo português.
A iniciativa para a Modernização dos Portos, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants Portugal, teve como objetivo dar a conhecer aos participantes a realidade norueguesa relativa a soluções inovadoras e diferenciadas na digitalização e modernização dos portos marítimos.
A delegação portuguesa pode visitar os Portos de Oslo e Bergen, onde os participantes assistiram a apresentações de soluções energéticas eficientes no setor marítimo e a diversas sessões de pitching pelas empresas norueguesas. O programa também incluiu visitas às instalações de duas empresas de última geração: a Equinor, a maior operadora offshore da Noruega e uma força crescente em energias renováveis e a Corvus Energy, líder no domínio da tecnologia das baterias utilizadas nos navios para reduzir as emissões carbono.
A missão terminou com uma visita à Base de Wergland para dar a conhecer o projeto pioneiro da Equinor relativo à Hywind Scotland, o primeiro parque eólico flutuante do mundo, em funcionamento desde 2017.