Dia da árvore - ReNaturAdapt

A Festa da Árvore transformou-se na Festa da Floresta quando, em 1971, a FAO estabeleceu o "Dia Mundial da Floresta" com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. O primeiro “Dia Mundial da Floresta” celebrou-se em Portugal em 1974, tendo sido escolhida a data de 21 de março, o primeiro dia de primavera, à semelhança de muitos outros países do hemisfério norte.

Em 30 de Novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o secretariado em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais e a ONU, de organizar anualmente as comemorações deste Dia Internacional.

Alia-se assim “Dia Mundial da Árvore” ao projeto ReNaturAdapt – Renaturalizar para Adaptar, financiado pelo EEA Grants, que assenta numa estratégia de desenvolvimento sustentável das linhas de água com vista a combater o risco climático de cheias e inundações – é levada a população junto das linhas de água e dada a conhecer a importância da vegetação para o bom funcionamento dos ecossistemas aquáticos. 

A renaturalização da paisagem ribeirinha e a criação das condições de habitat da flora e da fauna, permitindo melhorar a capacidade de resiliência hidrológica e ecológica do sistema fluvial de troços de linhas de água, são consideradas atividades prioritárias devido à vulnerabilidade do território às alterações climáticas.

Consulte o cartaz do evento aqui.