Apresentação do PLAAC – Arrábida

Apresentação do PLAAC – Arrábida

A segunda parte do seminário teve início com a apresentação do PLAAC – Arrábida que, coordenado pela ENA, dotará os concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela de planos locais de adaptação às alterações climáticas

Cristina Daniel, Diretora Executiva da ENA, salientou que estes planos irão contribuir para um território menos vulnerável, mais seguro e mais resiliente aos impactes e riscos das alterações climáticas, capaz de antecipar, responder e adaptar-se a um contexto climático em mudança. Por seu lado, Fábio Cardona, Técnico da ENA, detalhou as diferentes fases que guiarão a elaboração dos planos e identificou os principais riscos climáticos para os três concelhos.

No PLAAC Arrábida, a ENA conta com a parceria das Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT, Universidade de Lisboa) e da NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA). O projeto contará ainda com a fundamental participação de atores-chave, públicos e privados, e da comunidade local para elaboração dos planos.

O Seminário contou ainda com a partilha de diferentes experiências locais de adaptação às alterações climáticas, em painel iniciado por Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que explicou as principais estratégias e iniciativas alavancadas por este município para aumentar a resiliência do seu território, detalhando algumas das medidas de adaptação implementadas (reabilitação e proteção costeira, requalificação ambiental e paisagística, construção de zonas verdes, prevenção de fogos florestais, silvicultura preventiva e sensibilização, entre outras).

A Câmara Municipal de Loulé, representada por Lídia Terra, da Direção Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, expôs as diversas ferramentas de ação climática com as quais conta para reduzir a vulnerabilidade do seu território a eventos climáticos extremos e aumentar a sua capacidade adaptativa (planos, estudos, estratégias, parcerias e laboratórios vivos), que incluem dinâmicas de envolvimento dos agentes sociais e económicos, ações de informação, educação e sensibilização.

Apresentando o exemplo da Câmara Municipal de Cascais, João Dinis, Coordenador da Divisão de Aceleração da Transição Urbana de Cascais Ambiente, partilhou a elaboração e implementação do Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas deste município, um trabalho transversal coordenado, com medidas centradas na preservação do património natural, na resiliência de abastecimento de água, na proteção civil, no ordenamento do território, bem como iniciativas de informação e capacitação que envolvem a toda a comunidade civil.

Em conclusão, o município de Leiria, representado por Daniela Dias, responsável pela Divisão de Ambiente e Saúde, George Silva, responsável pela Divisão de Desporto e Juventude e Carla Faustino, pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria detalhou os objetivos estratégicos e as ações prioritárias contempladas no seu plano local de adaptação climática, exemplificando algumas medidas como a melhoria das condições de eficiência energética do complexo municipal de piscinas e as ações de sensibilização da população sobre o consumo racional da água.

O seminário “A Arrábida face ao desafio climático" reuniu mais de uma centena de participantes interessados na temática das alterações climáticas. As apresentações e o vídeo da sessão estão disponíveis na web da ENA (http://www.ena.com.pt/?cix=projetos119135&curr=790&lang=1).