CLIMA.AML instala sensores para avaliar o efeito de ilha de calor urbano

CLIMA.AML instala sensores para avaliar o efeito de ilha de calor urbano

Na altura do ano em que as temperaturas começam a subir em todo o país, a Área Metropolitana de Lisboa vai proceder à instalação de 16 micro-sensores de medição meteorológica, para estudar os fenómenos de efeito de ilha de calor urbano, em oito espaços verdes da região.

Na imagem: Micro-sensor de medição urbana CLIMA.AML: Município de Lisboa Jardim da Estrela (esquerda), Micro-sensor de medição urbana CLIMA.AML: Município de Cascais Parque Urbano do Outeiro de Polima (direita).

Esta rede suportará a elaboração de um estudo de potenciais áreas na área metropolitana de Lisboa  suscetíveis ao efeito de calor, e permitirá criar metodologias de mitigação dessas ondas de calor,  replicáveis ao planeamento da adaptação às alterações climáticas nos 18 municípios da AML. 

Possibilitará, igualmente, o desenvolvimento de um modelo de alta resolução espacial sobre variáveis  climáticas urbanas que facilitará o entendimento dos fatores associados ao efeito de Ilha de calor  urbano. A partir deste entendimento, poderão desenhar-se cenários de soluções baseadas na  natureza para melhorar a regulação climática.

Esta é ainda uma forma a proteger a saúde da população da área metropolitana de Lisboa e promover  o seu bem-estar e conforto térmico e aumentar a resiliência e capacidade adaptativa na comunidade. 

O estudo está a ser elaborado em parceria entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Centro de  Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de  Lisboa. 

O projeto CLIMA.AML - Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, que dá  continuidade ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana  de Lisboa, está inserido no programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo  Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática, e é financiado pelos EEA  Grants 2014-2021. 

O projeto, que está a ser implementado na área metropolitana de Lisboa desde março de 2021,  decorrerá até ao final do primeiro semestre de 2023.