Comemoração do Dia Mundial do Ambiente em Vila Real

Comemoração do Dia Mundial do Ambiente em Vila Real

A 5 de junho, o Município de Vila Real, através dos Serviços de Ambiente, não podia deixar de assinalar o Dia Mundial do Ambiente

Enquadrado na Semana do Ambiente, realizou-se, no Teatro Municipal, o Seminário “Economia Circular nas Escolas”, onde estiveram representados todos os Agrupamentos de Escolas de Vila Real e a Escola Profissional do Nervir.

Ao longo do ano letivo, procurou-se criar condições para que as escolas do concelho trabalhassem o tema da Economia Circular. Foi no Seminário “Economia Circular nas Escolas”, que todas as escolas aderentes ao projeto, tiveram a oportunidade quer de partilhar o seu trabalho em matéria de boas práticas ambientais, quer de sugerirem novas práticas em espaços físicos distintos em contexto escolar. O intuito final desta iniciativa passa pela construção de um Manual Escolar de Boas Práticas, estimulando o aumento da aplicação dos princípios da Economia Circular.

Esta é uma das iniciativas no âmbito do projeto “Para cá do Marão embalagens não!” inserida na ação “Recusar”, procurando despertar o público estudantil para esta problemática.

O projeto é constituído por cinco ações, baseado na política dos 5 R´s no que concerne ao consumo, levando o consumidor a repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar, e, simultaneamente, a promover a Economia Circular no setor das embalagens de plásticos e latas.
Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.