Evento de Lançamento do Projeto CircularBuild

Evento de Lançamento do Projeto CircularBuild

Ontem, dia 17 de fevereiro, decorreu o Evento de Lançamento do Projeto CircularBuild: “Circularidade aplicada à Construção pré-fabricada modular”, apoiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants

O evento, realizado às 11h00 de forma virtual via videoconferência, contou com 125 participantes e como oradores, com o promotor do projeto CONCEXEC - Arquitetura, Lda. e os seus co-promotores, LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., a RISE Fire Research, o Cluster Habitat Sustentável e com a presença da Drª. Susana Escária em representação do Operador do Programa Ambiente, a Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática.

A abertura do evento foi efetuada pelo Prof. Victor Ferreira, presidente do Cluster Habitat Sustentável, e pelo Arqº Jaime Silva da CONCEXEC - Arquitetura, Lda., após a qual foi realizado um enquadramento do Programa Ambiente dos EEA Grants.

A segunda parte do evento, a cargo do promotor e copromotores, começou pela “Apresentação do Projeto CircularBuild e Princípios de Circularidade”, pelo Arqº Jaime Silva da CONCEXEC - Arquitetura, Lda., seguindo-se depois uma intervenção sobre os “Princípios de Circularidade na Validação da Solução Construtiva do Projeto” pelo Engº Armando Pinto do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e terminou com uma apresentação sobre a "Segurança ao Incêndio na Construção Pré-fabricada Modular" por Erik Jacobsen do instituto norueguês RISE Fire Research. O evento concluiu após um debate moderado pelo Prof. Victor Ferreira, com base nas questões colocadas durante o evento.

Poderá consultar mais informação sobre o Projeto Circular Build aqui.