Lançamento do projeto “MAFRA Reciclar a Valer +”

Lançamento do projeto “MAFRA Reciclar a Valer +”

A Câmara Municipal de Mafra lidera o projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ para incentivar a deposição seletiva de embalagens de bebidas.

O objetivo é contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os diretamente quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. Esta deposição seletiva de embalagens facilita a sua separação e aumenta a qualidade dos materiais, potenciando a sua reciclagem.

A partir de dia 27 de abril de 2021, as 12 soluções de recolha das embalagens disponibilizadas pelo consórcio do projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ estão acessíveis a todos os cidadãos, que serão premiados pela entrega de garrafas de plástico PET e latas de alumínio de acordo com a sua volumetria (0,02€ para as embalagens inferiores a 0,50 litros e 0,05€ para embalagens superiores a 0,50 litros e até 3 litros).

Esta rede de equipamentos, que estão localizados em 6 escolas do Município de Mafra e distribuídos pelo total de 6 lojas Lidl, Minipreço e Pingo Doce, permitirá testar o funcionamento do sistema de incentivo, contribuindo para aumentar o conhecimento sobre o mesmo e preparar o país para a implementação do sistema de depósito, obrigatório a partir de janeiro de 2022.

Para além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto conta com a participação da Tratolixo, para onde serão encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas, da Novo Verde e do Electrão, entidades gestoras de resíduos de embalagens que ajudarão a implementar os equipamentos de recolha no Concelho, e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que irão apoiar a monitorização e avaliação desta solução.

Mais informação em www.cm-mafra.pt/p/mafrareciclaravalermais.

O projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’, que decorrerá até ao final de 2021, é apoiado em 756 mil euros através do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.