Os municípios da Arrábida avaliam os seus riscos climáticos

Os municípios da Arrábida avaliam os  seus riscos climáticos

Técnicos municipais e Técnicos de Autoridades Locais de Proteção e Segurança dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra participaram ontem, dia 23 de fevereiro de 2022, na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, no primeiro workshop de capacitação no âmbito do projeto PLAAC – Arrábida (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas).

Esta sessão de trabalho contou com a participação da ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida, promotora do projeto, e das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 

O PLAAC-Arrábida está a desenvolver três Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, preparando o território da Arrábida para os desafios que as alterações climáticas irão colocar à comunidade e contribuindo para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta destes municípios. Para tal, o projeto conta com financiamento do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021.

Esta primeira sessão participativa teve como objetivo construir de forma conjunta a visão e objetivos dos Planos e avaliar a perceção de risco climático que os técnicos municipais e técnicos de Autoridades Locais de Proteção e Segurança destes municípios têm do território, identificando e georreferenciando elementos de proteção/segurança, estratégias e procedimentos de segurança e socorro e os respetivos recursos.

Nos próximos meses estes workshops irão continuar, envolvendo também agentes da comunidade local num processo participativo de elaboração dos três planos locais de adaptação climática.