PLAAC - Arrábida: segunda ação de capacitação e sensibilização de organizações locais

PLAAC - Arrábida: segunda ação de capacitação e sensibilização de organizações locais

O PLAAC - Arrábida cria uma rede de agentes locais para a elaboração dos planos de adaptação climática

O projeto PLAAC – Arrábida, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, visa preparar os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra para enfrentar os desafios das alterações climáticas através da elaboração de três planos locais de adaptação, contribuindo para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta destes municípios.

Embora as alterações climáticas tenham uma abrangência global, o êxito de enfrentar este desafio depende da capacidade de concretizar e materializar os planos de adaptação ao contexto local. Neste sentido, a ENA concebe a elaboração destes planos como um processo participativo que envolve os atores chave da comunidade local e organizou esta semana a segunda ação de capacitação e sensibilização de organizações locais, destinada à criação de uma Rede Local de Agentes que participem ativamente no processo de elaboração dos Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas. 

As Redes Locais de Adaptação às Alterações Climáticas –uma por cada concelho- estão formadas por autoridades locais, sociedade civil e setor privado que trazerão para o processo de elaboração dos planos um conhecimento mais próximo do terreno e dos impactes das alterações climáticas nas suas áreas de atuação, contribuindo assim para a construção de estratégias que traduzam as políticas globais em estratégias locais.

A sessão, dinamizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), parceira do projeto, decorreu em formato online durante dois dias e contou com a participação de cerca de quarenta agentes dos três concelhos. A constituição destas Redes Locais de Adaptação às Alterações Climáticas continuará no mês de setembro com mais uma sessão de capacitação e workshops participativos.