Projeto iREC presente no mercado da vila de Cascais

Projeto iREC presente no mercado da vila de Cascais

O projeto iREC – Inovar a reciclagem em apenas nove meses já recolheu mais de 600 mil embalagens de bebidas de plástico, alumínio ou vidro.

A inauguração da exposição itinerante iREC - Recircular! contou no dia 26 de Outubro com a presença da embaixadora da real embaixada da Noruega, o presidente da câmara municipal de Cascais, vereadora do ambiente, equipa da unidade nacional de gestão, representantes máximos EEA Grants e a Secretária-Geral, Alexandra Carvalho. Esta exposição situa-se em Cascais no Mercado da Vila e irá decorrer de 27 de Outubro a 13 de Dezembro. Como especial atração da exposição temos a Yelli, uma alforreca de 2,5 de altura que foi feita a partir de embalagens de bebidas recicladas e recolhidas nas máquinas iREC. O tema da escultura foi diretamente inspirado pelas problemáticas do lixo marinho, constituído essencialmente por plástico descartado, e pelas alterações climáticas que origina a multiplicação das espécies invasoras.

O projeto iREC – Inovar a reciclagem em apenas nove meses já recolheu mais de 600 mil embalagens de bebidas de plástico, alumínio ou vidro. Com 15 máquinas de depósito com retorno nas principais superfícies comerciais de Cascais, o projeto iREC permite a devolução de embalagens de bebidas e a sua reinserção no ciclo produtivo e desafia todos os munícipes de Cascais a adotar novos comportamentos de consumo que contribuem para a economia circular e o futuro sistema nacional de depósito de embalagens de bebidas.