Webinar #4 – Territórios Vulneráveis Prioritários

Webinar #4 – Territórios Vulneráveis Prioritários

Realiza-se no próximo dia 20 de janeiro, o Webinar #4 – Territórios Vulneráveis Prioritários, no âmbito do projeto Adapta.Local.CIMAC - Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central.

O Webinar #4 é parte integrante do Programa de Capacitação em Adaptação às Alterações Climáticas e dirige-se aos técnicos dos 14 municípios do Alentejo Central.

A avaliação e identificação de impactes e vulnerabilidades futuras e a sua representação cartográfica e espacial permite identificar territórios vulneráveis prioritários para os quais sejam definidas ações-piloto de adaptação às alterações climáticas, com caráter prioritário, experimental ou de demonstração/indução.

O processo passa por converter os dados de risco atual e futuro, sensibilidade e capacidade adaptativa num índice sintético, por tipo de risco e posteriormente obter a sua representação espacial, à escala da freguesia. A identificação de áreas de risco atual e futuro é fundamental para definir medidas de salvaguarda adequadas, ou para programar a ocupação bem-adaptada dos territórios vulneráveis, tendo em consideração não apenas os dados históricos e a situação de referência, mas também projeções de cenários climáticos futuros.

O projeto tem uma duração de 24 meses e é cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants Portugal).

Liderado pela CIMAC, em parceria com o CEDRU e a International Development Norway, o projeto tem como principais objetivos dotar cada um dos municípios do Alentejo Central de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas, capacitar os técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentar a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das mudanças climáticas.