Workshop de capacitação técnica #2 para a adaptação do território do Oeste às alterações climáticas

Workshop de capacitação técnica #2 para a adaptação do território do Oeste às alterações climáticas

Esta iniciativa tem por objetivo promover a capacitação técnica em métodos de identificação e análise da sensibilidade climática, avaliação de vulnerabilidade e identificação de territórios vulneráveis prioritários.

No próximo dia 15 de julho, pelas 10h00 (Portugal), irá realizar-se o Workshop de Capacitação Técnica #2 do Projeto Oeste Adapta, financiado através do Programa Ambiente dos EEA Grants, operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

A iniciativa enquadra-se na componente “Programa de capacitação em planeamento e montagem de operações de adaptação às alterações climáticas”, prevista no Projeto, e tem por objetivo promover a capacitação técnica em métodos de identificação e análise da sensibilidade climática, avaliação de vulnerabilidade e identificação de territórios vulneráveis prioritários.

Os públicos-alvo da ação serão Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil e Técnicos da OesteCIM, procurando dar-lhes as competências necessárias para colaborarem na produção dos respetivos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas.

O Workshop de Capacitação Técnica #2 contará com vários momentos, entre eles:

  • Balanço dos trabalhos e ponto de situação
  • Clima no Oeste
  • Clima nos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas do Oeste
  • Debate
  • O que são os riscos climáticos?
  • Metodologia de análise de riscos climáticos
  • Próximos passos

Oeste Adapta é um projeto do Small Grant Scheme#3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local. 

Saiba mais sobre o projeto aqui.