Iniciativa bilateral "Domestic Homicides Review" junta profissionais da justiça de Portugal e da Noruega

Domestichomicides Conteudo (1)

Hoje, dia 2 de junho, irá decorrer, entre as 9:30 e as 11:30 (hora de Lisboa), a iniciativa bilateral Domestic Homicides Review, dirigida a profissionais da justiça, contando com cerca de 200 inscrições de profissionais noruegueses/as. Este Webinar, que terá lugar na plataforma Webex, é financiado pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants, Programa Conciliação e Igualdade de Género, no âmbito da iniciativa bilateral "Análise retrospetiva em homicídios por violência doméstica - Metodologias de investigação e boas práticas" objetivando o intercâmbio de boas práticas entre a “Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica” de Portugal e a Rede norueguesa de prevenção e combate à violência doméstica e de género (The Norwegian Intimate Partner Homicide Committee). Esta iniciativa permitirá a profissionais de ambos os países partilhar, aprender e refletir sobre as diferentes metodologias de análise retrospetiva de homicídios em violência doméstica e sobre as recomendações daí decorrentes.

Trata-se de uma iniciativa de cooperação entre a Comissão para a Cidadania a e Igualdade de Género (CIG) e a Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica, por Portugal, e o LDO- Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud e o Programa TryggEst, da Direcção Norueguesa para a Infância, Juventude e Família, pela Noruega.

Este Webinar é a primeira das atividades públicas previstas nesta bilateral, prevendo-se ainda a realização de:

  • Formação para profissionais noruegueses sobre análise retrospetiva de homicídios, a decorrer em setembro na Noruega;
  • Webinar final sobre a experiência internacional em análise retrospectiva de homicídios por violência doméstica, em novembro;

Para além desta iniciativa, a CIG, promoveu e promove com o LDO, as seguintes atividades bilaterais:

Consulte o programa.