Iniciativa bilateral "Gender Equality Conference"

share_image_1572883034727 (002).png

Boas práticas e experiências em igualdade de género

A CIG esteve presente, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, na Gender Equality Conference, em Reykjavík, na Islândia. Esta conferência teve como objetivo reforçar as relações bilaterais entre os países, promover a cooperação no âmbito do Mecanismo Financeiro EEA Grants, partilhar e disseminar boas práticas e experiências no âmbito da Igualdade de Género.

Programa Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela CIG e financiado por aquele mecanismo financeiro, esteve representado em todos os painéis da Conferência, que espelham também as áreas prioritárias de intervenção do Programa, nomeadamente a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, a boa governança e a violência contra as mulheres e violência doméstica.

Carlos Duarte, Vice-Presidente da CIG moderou o painel “Portugal, Iceland and Norway – a great match!”, onde foram apresentadas boas práticas dos EEA Grants ao nível de cooperação e relações bilaterais, na área de igualdade de género.

Begoña Suarez, do Instituto de la Mujer e para la Igualdad de Oprtunidades (Espanha), foi convidada pela CIG para apresentar o projeto “Promociona”, que obteve bons resultados ao nível da formação e mentoria de mulheres para cargos de topo. Este projeto, do anterior Mecanismo Financeiro 2009-2014, será replicado no Programa Conciliação e Igualdade de Género, tendo sido um bom exemplo de cooperação entre os países doadores e beneficiários.

Na mesa redonda “Combatting sexual and gender-based violence”, Marta Silva, Chefe de Equipa Multidisciplinar do Núcleo de Violência Doméstica/Violência de Género da CIG apresentou as políticas e práticas portuguesas nesta matéria e, em concreto, o projeto “Violência Sexual nas Relações de Intimidade”.

Nos restantes painéis estiveram presentes outras/os especialistas portugueses representantes das entidades promotoras, parceiros de Projetos financiados no Programa e parceiros sociais, com intervenções nas mesas “Institutional mechanisms”, “Women in the Workplace” e “Empowering women”: Antonieta Ministro, GEP/MTSS; Cristina Trony, UGT; Bernardo Coelho, CIEG/ISCSP; Teresa Cyrne, CGTP-IN; Carla Sequeira, CIP.

Carlos Duarte, juntamente com Kristín Árnadóttir, Embaixadora para a Igualdade de Género (Islândia) e Aud Lise Norheim, Embaixadora da Noruega na Islândia, encerraram a Conferência.

Esta iniciativa bilateral, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants Portugal foi coorganizada entre a CIG, enquanto Operadora do Programa Conciliação e Igualdade de Género (Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021), o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia, o Norwegian Equality and Anti-Discrimination Ombud (LDO) e pelo Financial Mechanism Office (FMO).

Pode encontrar aqui todo o material da Conferência, incluindo a Tool Box (um guia de recursos na Islândia), gravações livestream da conferência, as comunicações apresentadas e outros recursos úteis.

Para assistir ao pequeno vídeo de encerramento da Conferência, clique em baixo: