Lançamento do Projeto Oeste + Igual

Oeste G

A 29 de janeiro realizou-se o lançamento do Projeto Oeste + Igual. Através de uma kick-off meeting virtual foi possível saber mais sobre o Projeto e conhecer o Operador do Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, o Parceiro e os interlocutores Municipais.

Na sessão de lançamento estiveram presentes três representantes da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Operador do Programa, o parceiro Norueguês Centre for Gender and Equality (CGE), que se fez representar por Åsta Einstabland, o Secretário Executivo da OesteCIM, a equipa técnica da OesteCIM, bem como Autarcas e Técnicos Municipais dos 12 Municípios da Região Oeste.

A abertura foi feita por Paulo Simões, Secretário Executivo da OesteCIM, que reiterou a vontade de este ser um Projeto-piloto de referência no país. Foi dada a palavra a Åsta Einstabland (CGE), importante parceiro do Projeto Oeste + Igual para a partilha de experiências e boas práticas. Na sua intervenção, Åsta Einstabland sublinhou a importância da igualdade de género e conciliação familiar para uma economia inteligente, dando o exemplo Norueguês e respetivos indicadores.

Seguiu-se Rita Silva, da CIG, que identificou a equitatividade entre homens e mulheres como um dos grandes desafios com que Portugal se continua a debater. Assim, sublinhou o valor do Projeto Oeste + Igual para dar resposta a este desafio e reconheceu a importância da parceria entre Portugal e a Noruega para a concretização de um dos grandes objetivos dos EEA Grants, nomeadamente, o reforço das relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.

A sessão de lançamento deu a conhecer os objetivos, atividades, cronograma e próximos passos do Projeto Oeste + Igual, nomeadamente o World Café. Este é um projeto que pretende implementar políticas locais e regionais eficazes nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal nos 12 municípios da OesteCIM e promover a escalabilidade dos resultados para as restantes comunidades intermunicipais.

Oeste + Igual é um projeto do Open Call#5 - Projetos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local, no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, operado pela CIG e financiado pelos EEA Grants.