Projeto ‘O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens - trabalho de cuidado e tarefas domésticas’ apresenta resultados

Naopago Conf Conteudo

No passado dia 19 de maio, foram apresentados, em Conferência, os resultados do Projeto ‘O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens - trabalho de cuidado e tarefas domésticas’.

Os resultados do projeto revelam que o valor do trabalho não pago de cuidado e doméstico em Portugal representará, no mínimo, cerca de €40 mil milhões em cada ano. O valor do trabalho não pago realizado por mulheres ascende a quase 70% do total do valor monetário do trabalho de cuidado e doméstico.

A equipa de projeto analisou o impacto económico do trabalho não pago de cuidado e doméstico, concluindo que, caso fosse contemplado no cálculo do PIB, teria um peso que oscilaria entre 15,6% e 26,6% do total do PIB.

Os resultados deste estudo indiciam que é provável que, em 2030, o peso relativo do cuidado não pago prestado pelas famílias, e dentro destas sobretudo pelas mulheres, se reduza de 44% para 35% das necessidades de consumo de cuidado, não deixando, porém, de continuar as famílias a assumir o papel mais preponderante neste domínio. Em contraponto, o peso do cuidado cresceria no mercado, de 14% para 16%;, nas organizações da sociedade civil, de 21% para 24%; e no Estado, de 21% para 26%.

Este projeto é apoiado financeiramente pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, através do Programa ‘Conciliação e Igualdade de Género’ gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e encontra-se a ser desenvolvido por uma equipa de investigação do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, constituída por Heloísa Perista e Pedro Perista, em parceria com a CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e, a nível internacional, com o Institutt for samfunnsforskning (Noruega). Conta, ainda, com a participação, na qualidade de consultoras especializadas, de Maria do Céu da Cunha Rêgo e María Ángeles Durán.

Tem quatro objetivos principais:
i) Estimar a dimensão do consumo de trabalho não pago de cuidado;
ii) Estimar o valor monetário do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas;
iii) Estimar o impacto do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas - na economia nacional, e em particular no PIB;
iv) Elaborar recomendações de política pública.

Para consultar a Síntese de Resultados clique aqui.
Para rever a sessão clique aqui.
O programa da conferência está disponível aqui.