Rede Pares aborda o envolvimento dos homens nos programas de prevenção da violência contra as mulheres

C Redepares Worshop 19Maio

A Rede Pares, projeto financiado pelos EEA Grants no âmbito do programa Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela CIG, realiza no próximo dia 19 de maio, às 18:00, via Zoom, um Workshop sobre “O envolvimento dos homens nos programas de prevenção da violência contra as mulheres: desafios e oportunidades”.

O keynote speaker do Workshop é Eric Mankowski, psicólogo comunitário e professor do Departamento de Psicologia, em Estudos sobre as Mulheres, Género e Sexualidade na Portland State University, Oregon, EUA. Nos últimos 25 anos, Eric tem se dedicado à investigação-ação em programas de intervenção comunitária na violência doméstica. O seu trabalho foca-se em várias formas de violência de género, particularmente nas intervenções de base comunitária, em programas e políticas sociais destinadas a prevenir a violência em rapazes e homens.

O anfitrião e dinamizador do Workshop será José Ornelas, do ISPA-Instituto Universitário, organização promotora do projeto Rede Pares.

Encontramo-nos num momento histórico em que muitos homens, individual e coletivamente, estão a reagir ao empoderamento e à libertação das mulheres, assistindo-se, em muitas situações, a um retrocesso na violência contra as mulheres e as minorias de género. Este Workshop tem por objetivo explorar respostas alternativas através do envolvimento de rapazes e homens na prevenção das várias formas de violência de gênero. Eric partilhará ainda o estado da arte da investigação sobre a relação das várias masculinidades com a violência e prevenção da violência e os papéis e os riscos inerentes ao envolvimento de rapazes e homens na prevenção da violência de género.

Depois deste próximo workshop em 19 de maio, seguir-se-ão outros dois em junho:

  • “Diversidade e Competência Cultural: um apelo à ação no suporte às mulheres” | 2 de junho; oradora Nichole Mosty da W.O.M.E.N. Islândia;
  • “Comunicação e estereótipos na base das múltiplas violências” | 23 de junho; oradora Camila Craveiro.

Os destinatários dos workshops são profissionais de ONGs, de serviços que lidam com mulheres sobreviventes de violência, profissionais de saúde e saúde mental, estudantes, entre outros.

Será assegurada a tradução simultânea. Inscrições gratuitas mas obrigatórias aqui
Mais informação