Seminário Final do Projeto (Re) Desenhar Afetos

Redesenharafe Semfinal Conteudo

No passado dia 29 de julho de 2022 teve lugar o Seminário Final do Projeto (Re) Desenhar Afetos, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.
A cerimónia contou com a participação da equipa do projeto – Dr.ª Maria da Trindade Vale, Presidente da ADICE, e Dr.ª Sara Gomes, Coordenadora do Projeto, do Coro da Sala de Convívio do Centro Comunitário e Social da Cidade de Ermesinde e com a intervenção dos/as oradores/as: Dr. Manuel Albano – Vice Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Dr.ª Felisbina Neves – Diretora do Agrupamento de Escolas de Alfena, Dr.ª Carla Viana – Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Alfena, Dr.ª Elisabete Pinto da Costa – Diretora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto e Dr.ª Claudia Kloetergaard – Representante do Center of Gender and Equality.
O Projeto (Re) Desenhar Afetos enquadra-se no Programa Conciliação e Igualdade de Género, no âmbito dos EEA Grants 2014-2021, tendo sido desenvolvido durante 24 meses, exclusivamente no Agrupamento de Escolas de Alfena. O Projeto (Re) Desenhar Afetos envolveu alunos/as com idades compreendidas entre os 6 anos e os 18 anos, pessoal não docente e encarregados/as de educação, recorrendo à operacionalização de workshops (in) formativos e oficinas de animação com uma componente lúdica-pedagógica.
O projeto teve por objetivo envolver toda a sociedade, relevando a importância de eliminar as desigualdades de género desde a infância até à adolescência, por meio de um processo educativo que se desenrolou no contexto de escola, prolongando-se ao contexto familiar e social.
De salientar ainda que o (Re) Desenhar Afetos teve como parceiros o Agrupamento de Escolas de Alfena, a Universidade Lusófona do Porto, a Junta de Freguesia de Alfena, o Atlético Clube Alfenense e o Center for Gender and Equality Adger.