Sessão de Focus Group do Projeto Oeste + Igual

C Focusgroup Oestemaisigual

No dia 25 de maio decorreu a sessão de focus group do projeto Oeste + Igual, um projeto-piloto, do Programa Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela CIG,  na implementação das políticas e boas-práticas nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

A atividade teve início pelas 10h e contou com a presença da equipa de Projeto, Pontos Focais Municipais, empresas e associação da Região Oeste.

Na sessão de abertura, Paulo Simões, Primeiro Secretário Executivo da OesteCIM, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Projeto para a concretização do objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, Igualdade de Género.

Seguiu-se a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, representada por Mónica Canário, que apresentou a Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia criada com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho.

Coube depois a Susana Almeida, da SHL Portugal, dinamizar a análise das políticas portuguesas subjacentes ao 3 em Linha do Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019. O objetivo da iniciativa foi promover uma análise SWOT, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes nas empresas e instituições da Região Oeste no que à igualdade de género e à conciliação da vida profissional, familiar e pessoal diz respeito.

No final da sessão de focus group está prevista a elaboração de um relatório síntese das principais medidas a implementar na Região do Oeste.