Webinar «Mulheres e a Conciliação da Vida Pública e Privada» reuniu visões, conceitos e partilhas pessoais

Webinar Conciliacao Conteudo

No passado dia 23 de maio de 2022, às 18h30, o Projeto Participo! promovido pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e financiado pelo Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, operacionalizado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, desenvolveu o Webinar «Mulheres e a Conciliação da Vida Pública e Privada»

Para enriquecer a conversa e para criar uma contextualização da temática, foi convidada a Professora Doutora Maria Isabel Dias, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que, enquanto professora e investigadora, partilhou dados sobre a representação das mulheres em Portugal na vida Pública e Priva, respondendo a questões como “Como são – ou não são - representadas as mulheres? Que alterações houve ao longo dos anos? Quais as diferenças em relação aos homens?”.

Com o objetivo de dar um testemunho pessoal de uma mulher no mercado de trabalho masculino e como concilia com a vida da maternidade, foi convidada Inês Relvas, uma Global Shaper do Fórum Económico Mundial, que respondeu a questões como “Como foi o seu caminho até chegara ao cargo que ocupa atualmente? Para si, o que contribuiu para tomar a decisão de assumir um cargo de liderança? Qual é a sua visão de igualdade para o meio onde se relaciona?”.

Por último, foi convidada Mafalda Rebelo, CEO da Cimbalino Filmes e realizadora do documentário 50/50, que retrata a conciliação familiar da vida pública e privada, partilhou testemunhos recolhidos no âmbito desta investigação e respondendo a perguntas como “Quais considera serem os obstáculos ou fatores que bloqueiam ou inibem a participação das mulheres na vida públicas? É de facto possível dizer que as mulheres “lideram” funções na vida privada? Sente que há efetivamente mudança a longo dos tempos?”

Ao longo de uma hora e meia, fluiu uma conversa que se tornou num espaço de troca de visões, conceitos e acima de tudo de partilhas pessoais e métodos para chegar à melhor conciliação possível da vida pública e privada.

A Entidade Promotora de Projeto deixou um especial agradecimento ao moderador José Luís Gonçalves da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti do Porto que orientou este momento e contribuiu com os seus conhecimentos teóricos e com a sua visão pessoal e masculina do tema.

Poderá rever a esta atividade aqui.