Working with Judges to prevent and combat domestic and gender-based violence

Judges Conteudo

Nos dias 27 e 28 de janeiro, a CIG promoveu, em parceria com o Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud (LDO), a ação de formação online Working with Judges to prevent and combat domestic and gender-based violence.

Esta sessão contou com cerca de 94 pessoas inscritas, tendo sido aberta pela Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, Susana Ramos e pela Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro. Posteriormente, num ambiente de intercâmbio participativo, foram apresentadas as melhores práticas e experiências no combate à violência doméstica e de género das magistradas Helena Leitão e Chandra  Gracias, em representação do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) , incidindo principalmente sobre a avaliação de Portugal por parte do Grupo de Peritos/as sobre o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (GREVIO), a Convenção de Istambul e a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres.

No dia 28 de janeiro, no âmbito desta cooperação bilateral, foi conhecida a experiência norueguesa com esses instrumentos jurídicos internacionais, através dos depoimentos de Line Nærsne e Hilde Knotten, do Ministério da Justiça e Segurança Pública; do juíz Gisle Johnson e da juíza Åsne Julsrud, e Taran Knudstad, em representação do Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud (LDO). Esta troca de conhecimentos deu azo a um debate profícuo sobre o que aproxima e o que separa as abordagens dos dois países relativamente à violência doméstica e violência de género.

A sessão foi encerrada por Marta Silva, Chefe de Equipa do Núcleo de Prevenção da Violência Doméstica e Violência de Género da CIG.