Oficina de Afetos: Educar em Igualdade

Oficina de Afetos

Promotor: Questão de Igualdade - Associação para a Inovação Social

Parceiros:

Junta de Freguesia da Penha de França

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Centro

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres

Agrupamento de Escolas das Olaias

Likestillingssenteret - The Centre for Equality

Financiamento EEA Grants: 54.000

Financiamento Total: 60.000

Programa:

 

O que é este projeto?

O projeto “Oficina de Afetos – Educar para a Igualdade” irá implementar um programa integrado de base local com vista à promoção de competências relacionais, assente na promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens e de uma cultura de afetos, envolvendo crianças, famílias e educadores/as, que possa ser replicado noutros contextos territoriais.

É um projeto do Small Grant Scheme #2: Projetos de prevenção e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da violência contra as mulheres e a violência doméstica.

 

O que vai conseguir?

  • Capacitação da parceria em Igualdade entre Mulheres e Homens e Violência de Género, com vista a criar um quadro teórico de referência comum, e a melhorar a articulação na intervenção entre instituições que atuam na prevenção primária na Penha de França.

  • Formação de educadores/as de infância em Igualdade entre Mulheres e Homens.

  • Sensibilização de crianças em idade pré-escolar, desconstruindo, através de atividades lúdicas, os estereótipos relativos aos papéis de género e a promoção de uma cultura de afetos e respeito pelo outro.

  • Sensibilização de famílias, desconstruindo estereótipos de género, fornecendo pistas para educar em igualdade e consciencializando para os modelos de comportamento que transmitem e o seu impacto no desenvolvimento das crianças.

  • Para além do próprio programa de promoção de competências que se pretende que venha ser replicado, o projeto terá como resultados, uma campanha de sensibilização para uma cultura de afetos, com materiais produzidos pelas crianças a disseminar noutras escolas, numa lógica de sensibilização pelos pares e um Manual de Procedimentos, para a integração da IMH em contexto de intervenção com famílias e crianças e prevenção da violência.

 

Working together for an inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado