Projeto "Inês = Pedro?"

Promotor: Municípo de Alcobaça

Parceiros:

Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto

EPADRC - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister

CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcobaça

Financiamento EEA Grants: 56.223

Financiamento Total: 56.223

Programa:

 

O que é este projeto?

O Projeto "Inês = Pedro?" pretende contribuir para a concretização da ENIND, através da operacionalização de várias ações em contexto de educação formal (AESMP e EPADRC) e não formal (CPCJ de Alcobaça), nomeadamente com o objetivo de “garantir condições para uma educação e formação livres de estereótipos de género” e de “prevenir/reduzir a violência nas relações interpessoais”.

É um projeto do Small Grant Scheme #2: Projetos de prevenção e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da violência contra as mulheres e a violência doméstica.

Working together for an inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado
Resultados

O projeto 'Inês=Pedro?' implementou um Programa de Prevenção de Violência de Género em contexto escolar em Alcobaça durante dois anos letivos (2020/2021, 2021/2022) que envolveu a participação de 242 crianças e jovens do município, dos 5 aos 21 anos de idade, dos/as quais, 109 eram do sexo feminino e 133 do sexo masculino. No âmbito deste projeto foram realizadas 126 sessões por vários/as artistas locais que tiveram formação na prevenção da violência de género e doméstica e que contribuíram com diferentes ferramentas artísticas na implementação de uma metodologia pedagógica mais informal, criativa e reflexiva.

Este projeto também interveio com a restante comunidade educativa, assistentes operacionais, técnicos/as de educação e docentes na prevenção e intervenção da violência em contexto escolar. Ao longo dos dois anos de execução, foram realizadas 16 ações de capacitação, para 277 profissionais da comunidade educativa do município.

No âmbito do Projeto 'Inês=Pedro?' foram também realizadas 10 sessões artísticas e de debate sobre o absentismo e abandono escolar com famílias das crianças em risco de abandono escolar sinalizadas à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do município de Alcobaça. Nestas sessões participaram 76 familiares, 59 familiares do sexo feminino e 17 do sexo masculino. Foi também realizada uma sessão no âmbito deste Projeto com 5 encarregados/as de educação de crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, sendo 4 participantes do sexo feminino e 1 do sexo masculino.

Este Projeto teve como parcerias o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Município de Alcobaça e teve como entidade de monitorização e avaliação a ONG UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.