No!

Promotor: Junta Freguesia Benfica

Parceiros:

Dignidade- Associação para os Direitos das Mulheres e das Crianças

Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos

Agrupamento de Escolas de Benfica

3ª Divisão Policial de Lisboa- Esquadra de Benfica

likestillingsentert- Gender Equality

Financiamento EEA Grants: 57.145

Financiamento Total: 86.161

Programa:

 

O que é este projeto?

O Projeto No! é um projeto de prevenção primária e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da VMVD, utilizando a capacitação de técnicos, crianças e jovens como recurso, tendo como base estruturante programas que treinam e desenvolvem competências interpessoais livres de estereótipos e cultura de não violência. Insere-se no sector prioritário e) Justice and Home affairs do MFEEE-2014-2021, no objetivo prevenir a violência doméstica e de género. O projeto materializa também o objetivo estratégico 1 da ENIND - Prevenir as situações de violência contra as mulheres e violência doméstica através da promoção de uma cultura de não violência, de direitos humanos, de igualdade e não discriminação, dando resposta ao objetivo especifico 1.1 - transversalizar a temática da violência contra mulheres e violência doméstica a diferentes contextos locais (PAVMVD).

É um projeto do Small Grant Scheme #2: Projetos de prevenção e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da violência contra as mulheres e a violência doméstica.

 

O que vai conseguir?

  • Criar plano local de prevenção de violência contra a mulheres e violência doméstica - Criação de Comissão interinstitucional para a prevenção de VMVD com as instituições locais que trabalham com crianças.

  • Elaboração de plano local de prevenção de VMVD, estabelecimento de metas, objetivos operacionais e estratégias para os anos de 2019-2021.

  • Formar agentes locais provenientes de diferentes contextos, que trabalham com crianças e jovens, na área da violência contra mulheres e violência doméstica de modo a garantir a replicabilidade de uma cultura local de não violência.

  • Apoiar projetos das associações locais de prevenção violência contra mulheres e violência doméstica. 

  • Implementar programas territoriais de prevenção primária e da violência aplicado a crianças e jovens, através de programas de multi-sessões em contexto escolar, nomeadamente os que trabalhem a cultura de não violência, a promoção de masculinidades não violentas, a tolerância social a comportamentos violentos associados ao género, violência no namoro e a valorização do respeito e da igualdade, dando cumprimento ao objetivo 1.2.2 do ENIND (PAVMV) - Programa de Prevenção Primária de VMVD em contexto escolar destinado a crianças e jovens em contexto escolar e adolescentes e jovens em contexto de vulnerabilidade social.

  • Dinamizar campanhas de sensibilização para a temática.

 

Working together for an inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado