Blue Business and Innovation for a Sustainable Use of the Ocean

Noticia Blue Business And Innovation

Contribuição do Programa Crescimento Azul e dos projetos financiados para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

No dia 30 de junho, o auditório do One Sustainable Ocean, que decorreu no âmbito 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC) 2022, foi o palco do Blue Business and Innovation for a Sustainable Use of the Ocean. Este evento, organizado pela Direção-Geral de Política do Mar, enquanto operador do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021, pretendeu demonstrar os resultados preliminares do Programa e de alguns dos projetos financiados na área de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs, e de que forma estes contribuem para Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Nações Unidas, em particular o ODS14: Proteger a Vida Marinha.

 

O Secretário-Geral da Fórum Oceano, Rubén Eiras, iniciou a sessão com umas palavras de boas-vindas a todos os participantes. A sessão de abertura contou com a presença da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, a que se seguiram as intervenções da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos, e da Subdiretora-Geral de Política do Mar, Conceição Santos. Na sua intervenção, Conceição Santos frisou “Portugal e os países doadores partilham da mesma agenda global de desenvolvimento sustentável, com especial atenção à gestão sustentável do Oceano e a uma economia azul sustentável”, referindo ainda que o Programa Crescimento Azul apesar de ser focado na criação de negócios, apoia projetos transversais sobre a biodiversidade marinha, dando exemplos de como estes se enquadram no ODS 14.  Salientou, no entanto, que o Programa vai muito para lá deste objetivo, tendo também projetos dedicados à cadeia de valor alimentar marinha (alinhados com o ODS2), na área da biotecnologia azul (alinhados com o ODS3) e na temática das energias renováveis marinhas (alinhados com o ODS7 e ODS13).

 

Os promotores dos projetos financiados prosseguiram com as suas apresentações, tendo sido notória a diversidade de áreas que o Programa abrange: aquacultura e pescado rastreável, poluição marinha, observação e mapeamento do Oceano, gestão, proteção, conservação e reconstrução do ecossistema marinho e costeiro, automação, robótica, tecnologias e energias renováveis marinhas.

 

A representar as várias temáticas, estiveram presentes os projetos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na sessão de encerramento, José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, reforçou a importância do Programa Crescimento Azul e dos projetos financiados para a promoção de um Oceano saudável que potencie o desenvolvimento da economia azul portuguesa, alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

 

Veja a galeria sobre o evento.