Conferência e Matchmaking em Ålesund (Noruega), relevam iniciativa no âmbito do fundo das relações bilaterais

Conferência e Matchmaking em Ålesund (Noruega), relevam iniciativa no âmbito do fundo das relações bilaterais

A Innovation Norway, em parceria com a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), organizou uma Conferência e Matchmaking na área de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PME, em Ålesund – Noruega, nos dias 21 e 22 de maio de 2019.

Este conjunto de iniciativas, no âmbito do fundo das relações bilaterais, tinha por objetivo fomentar parcerias e identificar oportunidades de negócio para as empresas Norueguesas, Islandesas e Portuguesas que operam nos setores da economia do mar (Blue Growth) no âmbito do Programa Crescimento Azul.

A Missão Empresarial Portuguesa foi chefiada pela Dra. Sandra Silva (DGPM) e contou com a participação dos representantes das seguintes empresas: in2sea Lda; Bluegrowth; Abyssal S.A; Micro Catch; BLUEMATER SA; Syone; Undersee; Moinho dos Ilhéus

As empresas participantes estavam já preparadas com uma ideia concreta de projeto vinculada ao “Desenvolvimento de tecnologia / solução / produto inovador” ou “aplicação de tecnologias / soluções inovadoras / produto” nas seguintes áreas dos setores da Economia Azul:

  • Tecnologias e soluções para a pesca / aquicultura (desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras no setor da pesca / piscicultura);
  • Setor de energia renovável oceânica;
  • Indústria marítima, incluindo tecnologias de transporte marítimo;
  • Infraestruturas offshore;
  • Robótica relacionada com tecnologias marinhas e marítimas;
  • Tecnologias para recursos do mar profundo e mapeamento;
  • Construção naval e transporte marítimo (desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras);
  • Atividades de biotecnologia, monitorização ambiental e vigilância marítima;
  • Produtos e tecnologias inovadores que já estão disponíveis no mercado, (ou novos conceitos), que utilizam lixo marinho como matéria-prima;
  • Quando aplicável, as soluções e tecnologias não se limitam aos oceanos, mas também se referem às águas interiores.

 

Resultados alcançados em Ålesund (Noruega) são muito positivos

Registou-se uma participação de 64 participantes, com cerca de 50% da participação registada proveniente da Noruega e Islândia, e restantes 50% de outras regiões (em que se inclui Portugal, e também Croácia, Grécia, Polónia e Roménia).

Dos diversos encontros entre parceiros (matchmaking), resultarão certamente oportunidades de negócio e criação de sinergias.

A Direção-Geral de Política do Mar, do Ministério do Mar, enquanto Operador de Programa “Crescimento Azul” dos EEA-Grants, agradece à Innovation Norway por esta organização conjunta, e aos Parceiros Portugueses, por terem contribuído para o sucesso deste evento internacional!