Conferência online "Shifting freight to rail: on track for a greener future"

Conferência online

Apresentação do projeto Carregador de Ripagem Lateral em evento da PPUE 2021, no dia 12 de maio

No âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, que se comemora em 2021, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) e a Secretaria-Geral do Conselho organizam a Conferência Online "Shifting freight to rail: on track for a greener future". As inscrições estão abertas até dia 10 de maio.

A Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, publicada em dezembro passado, pela Comissão Europeia, estabelece como meta para o tráfego ferroviário de mercadorias: aumentar 50% até 2030 e duplicar até 2050. No entanto, apesar do considerável investimento público e privado, tanto em infraestruturas como em material circulante, o modelo de transporte ferroviário de mercadorias não sofreu alterações nas últimas duas décadas.

Então, o que é necessário para finalmente impulsionar uma transformação no modelo de transporte ferroviário de mercadorias? Nesta conferência, cujos oradores de excelência representam a indústria ferroviária, quer do sector privado e quer do sector público, serão exploradas diferentes respostas a esta questão.

O promotor AP-Bridge irá participar no Painel 2 "Ship-to-wagon as the driver for modal shift", onde apresentará o projeto Carregador de Ripagem Lateral, financiado pelos EEA Grants no âmbito do Programa de Crescimento Azul.

Este projeto visa desenvolver um protótipo para validação técnica e comercial de um novo e inovador equipamento, o SSL Vehicle – Side Sliding Loader Vehicle, que tem a capacidade de carregar contentores laterais sobre vagões ferroviários, permitindo de uma forma fácil e automática carregar/descarregar vagões de contentores.

Saiba mais sobre o Carregador de Ripagem Lateral.

O vídeo da sessão está disponível em Inglês, Português, Francês, Espanhol e Italiano.