Cooperação empresarial sobre o Crescimento Azul na Europa

Cooperação empresarial sobre o Crescimento Azul na Europa

Empresas, clusters, investigadores, decisores políticos e outros stakeholders de 11 países da Europa reuniram-se em Atenas

 

Nos dias 10 e 11 de maio teve lugar em Atenas, Grécia, e em formato digital, a Conferência Business Cooperation on Blue Growth in Europe organizada pela Innovation Norway e parceiros de 11 países, incluindo a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), operadora do Programa de Crescimento Azul em Portugal.

O evento teve como objetivo discutir as mais recentes competências, oportunidades e ideias para a inovação empresarial, soluções verdes, novas tecnologias e fontes de energia alternativas para o crescimento azul com representantes dos sectores marinho e marítimo em toda a Europa.

A sessão plenária contou com mais de 330 participantes inscritos, 22 de Portugal, e começou com as boas-vindas de Magnar Ødelien, Diretor dos EEA and Norway Grants na Innovation Norway, seguido de uma mensagem em vídeo de Kostas Fragkogiannis, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, e terminou com Frode Overland Andersen, Embaixador da Noruega na Grécia.

A sessão prosseguiu com a apresentação de várias oportunidades de financiamento na Europa, incluindo o Mecanismo Financeiro EEA and Norway Grants, os seus objetivos, números e da possibilidade de implementação de um futuro mecanismo, nomeadamente na área de negócio. O panorama dos Programas de Crescimento Azul em toda a Europa foi também salientado por Margrethe Asserson, Senior Sector Officer do EEA and Norway Grants Secretariat (FMO).

A sessão seguinte consistiu numa visão geral sobre o crescimento azul em cada país, com apresentações da Bulgária, Croácia, Estónia, Islândia, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal e Roménia. Portugal esteve representado por Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da DGPM, que destacou os resultados globais das candidaturas nacionais e identificou as entidades portuguesas presentes, Promotores dos projetos financiados, que procuravam fomentar parcerias e identificar oportunidades de negócio neste evento.

A tarde foi dedicada a duas sessões temáticas:

  • Green Shipping para discutir como criar negócios na indústria marítima, com novas tecnologias, soluções e fontes de energia, incluindo eletrificação, baterias, hidrogénio e amoníaco. Nesta sessão, Miguel Castro, Piloto Sénior do Porto de Sines descreveu o estado deste tema em Portugal.
  • Blue Bioeconomy and Algae Production para discutir como trazer para o mercado produtos biológicos, tais como algas e microrganismos, seus processos ou serviços. Elisabete da Costa, Assessora Executiva da Bluebio Alliance foi a moderadora desta sessão.

Na manhã do dia seguinte realizaram-se mais duas sessões temáticas:

  • Smart Ports para discutir a automação, tecnologias e sistemas que tornam os portos mais inteligentes, conectados e verdes.
  • Offshore Wind para discutir negócios e cooperação em todas as bacias marítimas da Europa, tanto nas plataformas fixas como flutuantes. Nesta sessão, José Pinheiro, Gestor Nacional da Oceanwinds para a Europa do Sul descreveu o estado deste tema em Portugal.

Após o almoço, o evento continuou com as reuniões de matchmaking (reuniões B2B) entre os participantes presentes no local e online. Os Promotores dos projetos, parte integrante da comitiva portuguesa, tiveram a oportunidade de estabelecer vários contactos e esperamos futuras parcerias.

Assista ao vídeo da sessão.