DGPM marca presença no evento “Blue Connectivity, Fostering Digital Technologies for the Blue Economy” organizado pela Ubiwhere em Aveiro

5S5A7190

Dia dedicado à apresentação dos Projetos do Programa Crescimento Azul, na vanguarda da Inovação

 

No passado dia 4 de abril, o promotor Ubiwhere organizou o evento “Blue Connectivity, Fostering Digital Technologies for the Blue Economy”, na sua sede, em Aveiro, promovendo a divulgação de projetos de investigação e tecnologia no âmbito da Economia Azul, assim como, uma discussão alargada sobre o potencial de inovação colaborativa neste setor.


O evento contou com a participação do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, e da Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva. Estas intervenções enquadram-se no âmbito do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021, operado pela Direção-Geral de Política do Mar.


No período da manhã realizou-se uma reunião de trabalho organizada pela Administração do Porto de Aveiro para a tomada de conhecimento sobre as prioridades estratégicas e case studies deste Porto, bem como o reforço das relações institucionais entre a Administração do Porto de Aveiro, a Secretaria de Estado do Mar e a Embaixada da Noruega.

No evento “Blue Connectivity”, houve lugar também à apresentação de projetos apoiados pelo Programa Crescimento Azul, pelos respetivos promotores: DGPM - Directorate General for Maritime Policy:  ZenithwingsPeladrone; Pixair (António Pedro Maia BrasilR5e Consulting EngineersNitrogen Sensing Solutions.

Um dos projetos em destaque promovido pela Ubiwhere foi o projeto WOSUP, que assenta na remoção de lixo no Oceano, mais precisamente na remoção de plástico e seus derivados. Elenca mecanismos com base em software para potenciar e alavancar a descoberta da localização e dimensão das acumulações de resíduos. Com uma identificação mais assertiva das grandes concentrações no oceano e criando as condições necessárias para o aumento da eficiência da atividade de recolha, prevê-se que o volume de plástico recolhido seja muito superior ao recolhido nos dias de hoje.
O projeto WOSUP é financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021.


Mais informação sobre o Projeto:

https://wosup.eu

 

Ver Galeria de Fotos