DGPM realizou mais uma sessão de apresentação dos projetos

DGPM realizou mais uma sessão de apresentação dos projetos

9 projetos financiados pelo programa Crescimento Azul apresentaram os seus produtos e tecnologias inovadoras

A segunda sessão de apresentação dos projetos financiados pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014‑2021, organizada pela Direção-Geral de Política do Mar, decorreu no passado dia 8 de julho, em formato digital.

A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, que reforçou a importância destas sessões para dar a conhecer a diversidade dos projetos aprovados, representativos de uma economia azul vasta em termos de áreas de aplicação, e possibilitar a interação entre os Promotores.

De seguida, a Coordenadora-adjunta da Unidade Nacional de Gestão, Maria João Lois, frisou a relevância do Programa Crescimento Azul nos EEA Grants, não só em termos do financiamento alocado, como também na perspetiva das relações bilaterais, por ser o Programa onde existe um maior interesse comum com os países doadores da Noruega e da Islândia, dada a importância que o Mar representa nos nossos países. “(…) Dos 9 projetos presentes na sessão, 7 têm parcerias com entidades dos países doadores”, referiu.

A sessão continuou com as apresentações dos Promotores dos projetos financiados, tendo sido evidente o potencial dos produtos e tecnologias inovadoras que pretendem desenvolver e/ou comercializar, numa aposta clara na sustentabilidade e na economia azul circular. Desde a valorização de efluentes de estufa com microalgas, à produção de macroalgas por métodos inovadores, à utilização da energia das ondas de forma eficiente e a baixo custo ou até ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que pretendem modernizar o sector da pesca, a monitorização da qualidade da água para aquacultura ou a análise custo-benefício de intervenções costeiras, foram alguns dos projetos que os cerca de 120 participantes tiveram oportunidade de conhecer.

A sessão terminou com a intervenção de Ellen Aabø, Encarregada de Negócios da Embaixadora da Noruega, que referiu que estes projetos ilustram o vasto potencial que o Oceano proporciona e são a demostração que, através do Programa de Crescimento Azul dos EEA Grants, Portugal e Noruega são capazes de dar contributos concretos no European Green Shift e nos esforços globais de gestão sustentável do Oceano.

A mensagem final pertenceu ao Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos: "Esta sessão mostrou que temos um setor empresarial ligado ao mar frutífero em ideias que merecem ser encorajadas." Afirmou ainda que as soluções apresentadas estavam em consonância com as recentes conclusões do Conselho Europeu, ou com a Política Marítima Integrada dedicada a uma economia azul sustentável ou mesmo com a Estratégia Nacional para o Mar, recentemente aprovada, destinada a promover o Oceano na economia nacional, e baseada na Agenda 2030 das Nações Unidas e no European Green Deal.

Assista aqui ao vídeo da sessão.