A Direção-Geral de Política do Mar promoveu, no passado dia 19 de março, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, o evento de encerramento do Programa Crescimento Azul, reunindo representantes de entidades públicas, promotores, parceiros e convidados, unidos na celebração dos resultados alcançados, partilha das conquistas e discussão sobre o futuro da economia azul.
A Sessão de Abertura contou com a presença da Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, e com a Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Lisboa, Karina Asbjørnsen. Marisa Lameiras da Silva, Diretora-Geral de Política do Mar, destacou o papel do Programa Crescimento Azul como um motor para o crescimento económico e pilar de cooperação entre Portugal e os países doadores, com o propósito claro de fortalecer a economia azul e garantir um futuro sustentável para o nosso Oceano.
Estiveram ainda presentes Maria Mineiro (Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão EEA Grants Portugal) e Roger Bymolt (Financial Mechanism Office) e a Apresentação dos Resultados foi conduzida por Rute Assis Pires (Diretora de Serviços de Programas e Financiamento da Direção-Geral de Política do Mar).
O evento incluiu dois painéis de debate e uma mesa-redonda final:
Painel 1 – Sinergias: Negócio, Investigação e Educação
Destaque para as sinergias estabelecidas entre as três áreas programáticas do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants (Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs | Investigação e | Educação), o Programa Ambiente e os Parceiros (nacionais ou de países doadores), evidenciando o impacto do programa para a Economia Azul.
Moderado por Sandra Primitivo (EY-Parthenon), contou com José Guerreiro (IPMA), Ruben Eiras (Fórum Oceano), Susana Escária (Programa Ambiente) e Vitor Franco Correia (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique), numa conversa enriquecedora sobre os avanços, desafios e o impacto do programa na sustentabilidade e inovação do setor marítimo.
Painel 2 – O Papel da Educação para o Crescimento Azul
Com moderação de Pedro Calado (Fundação Calouste Gulbenkian), o painel reuniu Ana Noronha (Ciência Viva), Clara Simões (For-Mar), Luís Baptista (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique), Sandra Lameira (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional) e Tor-Inge Lie (University of South-Eastern Norway), abordando os desafios na formação de carreiras ligadas ao mar.
Mesa Redonda - Programa Crescimento Azul: o futuro da Cooperação
A condução do painel de convidados ficou a cargo de Nuno Lourenço (CoLab+Atlantic) e participaram desta análise, Aleksandra Haugstad (Research Council of Norway), José Antão (Agência Nacional de Inovação), Magnar Ødelien (Innovation Norway), Pedro Abreu (Direção-Geral de Política do Mar) e Ragnhild Tungesvik (Norwegian Directorate for Higher Education and Skills). A discussão focou-se nos desafios enfrentados e nas aprendizagens geradas pela experiência-piloto, que foi a gestão de 3 áreas programáticas num mesmo programa, conhecimentos de extrema importância no delineamento dos objetivos do próximo Mecanismo Financeiro.
No encerramento do evento, a Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, focou o empenho de todas as partes envolvidas na execução do Programa e os resultados alcançados, que tanto contribuíram para reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável da economia azul e a proteção do Oceano.
Veja os melhores momentos do evento na GALERIA.