Mais uma sessão de apresentação dedicada aos projetos de literacia do Oceano

4Sessão Bigl

Apresentação de 10 projetos financiados pelo Programa Crescimento Azul

A quarta sessão de apresentação dos projetos financiados pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014‑2021, organizada pela Direção-Geral de Política do Mar, decorreu no passado dia 2 de dezembro, em formato digital. Foi mais uma sessão inteiramente dedicada a projetos na área da literacia do Oceano.

 

A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, que reforçou a importância desta temática referindo que este concurso foi um dos mais competitivos com 46 candidaturas. “Tivemos que aumentar o financiamento atribuído neste concurso para poder incluir mais excelentes projetos” – referiu.

 

De seguida, a Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos, frisou a relevância Programa Crescimento Azul nos EEA Grants, não só por representar a dotação financeira global mais significativa, no atual período de financiamento, mas principalmente devido à amplitude de áreas apoiadas. Congratulou ainda os 10 projetos financiados, aguardando com expectativa os resultados das atividades que serão realizadas nesta importante temática da literacia do Oceano.

 

Os promotores dos projetos financiados prosseguiram com as suas apresentações, revelando as diversas estratégias utilizadas, mas todos com o mesmo objetivo - sensibilizar para as grandes questões que o Oceano enfrenta e mudar comportamentos. Promover a ligação dos alunos ao mar, com campanhas de limpeza de praias ou experiências de mergulho, organizar palestras na temática da literacia do Oceano, produzir recursos digitais ou implementar iniciativas de natureza artística, foram alguns exemplos que os cerca de 120 participantes tiveram oportunidade de conhecer.

 

A sessão terminou com uma mensagem do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que mencionou a Estratégia Nacional para o Mar, aprovada este ano, “cuja visão é promover um Oceano saudável para potenciar o desenvolvimento azul sustentável, o bem-estar dos portugueses, e afirmar Portugal como líder na governação do Oceano apoiado no conhecimento científico.” Concluindo que “alinhados com esta Estratégia precisamos de uma sociedade informada e é por isso que cada vez mais ouvimos falar de literacia do Oceano e da sua importância.”

 

Assista ao vídeo da sessão