Programa Atlantis: iniciação ao mundo aquático e conexão com o Oceano

Noticia Encerramento Programa Atlantis

Literacia do Oceano nos jovens através de experiências aquáticas educativas e ferramentas de desenvolvimento humano

 

O Programa Atlantis surgiu como resposta à falta de relação entre comunidades e a necessidade de agir urgentemente sobre a proteção do Oceano para mitigar a perda de biodiversidade e recursos naturais. Por outro lado, o público em geral tem falta de informação sobre o importante papel do Oceano na manutenção da biodiversidade, na produção de sumidouros de carbono ou de oxigénio.

 

O Programa Atlantis foi um programa de educação ecológica subaquática que promoveu a literacia oceânica a partir da combinação de mergulho livre com educação ecológica e desenvolvimento humano. Através deste método, pretendeu despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e descobrir novas competências pessoais, quer nos alunos, quer nas comunidades onde vivem e nas relações que se encontram no ambiente.

 

O programa decorreu entre março e agosto de 2021 e envolveu uma turma do 8º ano de uma escola da região de Sesimbra, envolvendo 22 alunos e 8 professores. Durante um ano letivo foram realizadas diversas atividades de enriquecimento e sensibilização que combinam conhecimentos científicos, desportivos, educacionais e de desenvolvimento humano:

 

  • Mergulho livre, aproximando-se dos jovens para o Oceano e inspirando-os a tomar medidas num estilo de vida mais sustentável.
  • Jogo Oásis, mentoria de um projeto de classe no âmbito da proteção do Oceano e auto-desenvolvimento;
  • Visita de estudo às pradarias do mar, sensibilizando para a importância deste hábitat;
  • Ocean Talks, evento público gratuito onde foram partilhadas experiências informais de especialistas em diferentes áreas relacionadas com o mar;
  • EcoAção, praia e ação de limpeza de fundos marinhos com a comunidade local.

 

 

Álbum fotográfico:

www.oceansandflow.com/fotos-programa-atlantis-2021

 

Vídeo Trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=TbMcrgXMCTo