Programa Crescimento Azul na Surfonomics

Surfonomics

Conferência dedicada à Economia do Surf decorreu na Ericeira

No passado dia 30 de junho, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, em pleno centro histórico da Ericeira, realizou-se a segunda conferência do Ericeira WSR+10, evento comemorativo do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE), dedicado ao tema Surfonomics e à questão central “Como Potenciar a Criação de Valor Sustentável na Economia Local protegendo os Recursos Naturais da Reserva Mundial de Surf da Ericeira?”.

Miguel Toscano, Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube, entidade organizadora do evento, deu o mote de abertura apresentando o modelo holístico do Clube e as atividades que promovem. Seguiu-se um painel de oradores de referência: Hugo Moreira Luís, Vereador da Câmara Municipal de Mafra, Patrícia Araújo, Diretora de Marketing e Vendas da BIOSPHERE Portugal, Álvaro Sardinha, fundador e CEO da ECONOMIAAZUL, que trouxeram diferentes perspetivas da conexão entre o surf e a economia, focando no Plano de Sustentabilidade da RMSE, em fase final de desenvolvimento, assim como nas oportunidades e os desafios que se avizinham nos próximos anos para esta região.

Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da Direcção-Geral de Política do Mar, encerrou esta fase da conferência com a apresentação “Como potenciar a criação de Valor através do Programa Crescimento Azul dos EEAGRANTS?”, dando alguns exemplos da importância deste Mecanismo Financeiro não só na vertente de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs, como também na Investigação, na Educação e Literacia do Oceano.  

O evento contou ainda com duas mesas redondas com agentes económicos locais, onde se fez um balanço do contributo do surf na criação de valor e desenvolvimento sustentável e se discutiu de que forma os desafios na produção e consumo podem ser ultrapassados em prol de uma economia mais azul e focada na proteção dos recursos naturais da RMSE.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar. Mais informações sobre o Ericeira WSR+10, podem ser consultadas no site do projeto.


Veja aqui o vídeo da sessão.