Sinergias entre Ambiente e Crescimento Azul

Sinergias entre Ambiente e Crescimento Azul

Economia circular e redução de lixo marinho

 

Decorreu no passado dia 3 de maio no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa e online, o evento que juntou o Programa Ambiente e o Programa Crescimento Azul na partilha de sinergias e divulgação dos projetos financiados pelos EEA Grants nas temáticas da economia circular e redução de lixo marinho.

Cerca de 120 participantes estiveram presentes neste evento, organizado pela Secretaria-Geral do Ambiente (SGA), operador do Programa Ambiente, e pela Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), operador do Programa Crescimento Azul.

A sessão de boas-vindas teve a presença da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e do Secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba, cujas mensagens reforçaram o compromisso com a sustentabilidade e a aplicação dos princípios da economia circular alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

A sessão prosseguiu com o painel Sinergias Ambiente – Crescimento Azul no âmbito dos EEA Grants, que contou com a participação de Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants e Magnar Ødelien, da Innovation Norway, parceiro dos Programas, a que se seguiu a apresentação dos Operadores do Programas. Conceição Santos, Subdiretora-Geral de Política do Mar, do Programa Crescimento Azul, reforçou a importância do Programa para o desenvolvimento sustentável da economia do mar destacando o impacto que os projetos financiados irão ter quer na remoção de lixo marinho, quer na prevenção que os resíduos cheguem ao mar pela sua integração na economia circular. Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ambiente, do Programa Ambiente, frisou que o principal contributo destas sinergias é a eficiência dos recursos no contexto de uma transição para economia circular, cabendo ao Programa a promoção da sensibilização do público para a prevenção do lixo marinho.

Durante a sessão de pitches, que decorreu na parte da manhã, foram apresentados 13 projetos tendo sido notória a sua diversidade, mas todos com o mesmo objetivo de promoção da economia circular e redução de lixo marinho.

A sessão da tarde incluiu a promoção de Encontros Bilaterais (b2b) onde os Promotores tiveram a oportunidade de demonstrar a fase de desenvolvimento dos seus projetos e respetivos resultados, assim como potenciar futuras parcerias, e terminou com um discurso conjunto da Coordenadora do Programa Crescimento Azul, Sandra Silva, e da Coordenadora do Programa Ambiente, Susana Escária.

Assista ao vídeo da sessão.