Call 2_Pitching: Câmara Municipal de Lagoa - Açores

Call 2_Pitching: Câmara Municipal de Lagoa - Açores (Lagoa - Açores, Portugal) | Bruno Miguel Carvalho

Connecting Dots – Matchmaking Seminar (14-11-2019), Lisboa

_

E-mail: brunommcarvalho@gmail.com

_

Ideia de projeto
Project idea:

"Definir uma estratégia de intervenção social de caráter continuado centrada no desenvolvimento de projetos artísticos, em estreita relação com as entidades participantes, de modo a promover uma colaboração de know-how, e a sua capacitação, como estratégias para reduzir disparidades sócio-culturais e transversais a um território comum e multi-cultural. O objetivo é agilizar processos de reflexão e criação multidisciplinares, projetando a oferta artística e fruição das artes, com enfoque, para novas práticas que engajem a comunidade, de forma inclusiva e colaborativa, assumindo-a como material e medium de trabalho.

Priorizar a arte participativa e o design de transição, em articulação com a investigação de práticas artísticas pela antropologia em espectáculos, exposições, workshops, publicações e debates.

Explorar a ideia da arte como um processo social vital, suscetível de consciencializar o sentido de comunidade, recorrendo à sua identidade para projetar o futuro em torno das problemáticas contemporâneas como as alterações climáticas, igualdade de género, gestão de recursos e consumo ou turismo e gentrificação numa perspetiva global e conectada com o mundo".

(Câmara Municipal de Lagoa - Açores)

_

Relevância do potencial parceiro
Relevance of potencial partner:

Entidade artística nacional. Estrutura organizacional profissional, com experiência em curadoria e programação em qualquer área artística. Demonstrar uma orgânica flexível em constituir equipas multidisciplinares entre as entidades participantes na candidatura. Desenvolver sinergias de criação de estratégias de trabalho contínuo para dinamizar e consolidar mecanismos de ação e intervenção na comunidade difundindo o papel fundamental das artes no desenvolvimento equilibrado e sustentável do território.

Entidade Internacional. Entidade com experiência em projetos artísticos de natureza participativa relacionados com os desafios socioculturais contemporâneos nas comunidades de ambos os países.

Contribuir com know-how na estruturação de projetos ajustados às especificidades dos territórios das respetivas entidades, através da interação entre agentes locais e nacionais.

Demonstrar iniciativa para construir e consolidar relações institucionais e estratégias de trabalho de longo prazo.

_

Outros parceiros
Other partners:

Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Faculdade de Ciências Socias e Humanas (FCSH/NOVA)
Encontros da Primavera (Antropologia)
Centro Cultural da Caloura (Lagoa-Açores)
Galeria Show Me (Barcelos)
Museu da Olaria de Barcelos
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) (Barcelos)