Call 2_Pitching: Circolando

Call 2_Pitching: Circolando CRL (Porto, Portugal) | Ana Carvalhosa

Connecting Dots – Matchmaking Seminar (14-11-2019), Lisboa

_

Website: www.circolando.com
E-mail: a.carvalhosa@circolando.com

_

Ideia de projeto
Project idea:

"Ao longo de 20 anos, a Circolando tem estruturado os seus projetos de acordo com grandes ciclos temáticos. Atualmente, aproximamo-nos de um campo de pesquisa que nos interessa particularmente aprofundar: a filosofia da natureza e as relações entre arte e a crise sócio-ecológica que enfrentamos.

Este projeto tem por objetivo: a criação da terceira parte da trilogia Corpo-Paisagem, intitulada Cratera, a programação de atividades culturais multilinguagens e a realização de atividades de cunho formativo nos territórios envolvidos (Islândia e Açores), além da criação de uma plataforma web que possa reunir artistas de diferentes partes do mundo ligados às questões bases do projeto.

Algo em comum une os territórios: o universo concentrado no seu entorno: vulcão, entranhas, explosões, labaredas, corações flamejantes. Inescapável é o contexto geral de uma tensão no limiar da rebentação e a urgência de buscar espaços, intervalos, zonas de experimentação de outras possibilidades".

(Circolando)

_

Relevância do potencial parceiro
Relevance of potencial partner:

"Procuramos parcerias que tenham trabalhado nos últimos anos sob o binómio arte e território, que possuam a convicção que a observação atenta da natureza é capaz de desenvolver no homem novas formas de sensibilidade e lucidez.

Desejamos instituições localizadas em territórios onde seja possível observarmos o mistério da vida geológica, em busca de encontrarmos uma dimensão pétrea do tempo e outra telúrica, inseridas nas paisagens dos Açores e da Islândia, onde se sente o respirar da Terra.

Queremos em conjunto com os nossos parceiros envolver estas dimensões enquanto objeto artístico, integrando questões a partir de práticas interativas com as comunidades envolvidas.

Também nos sentimos atraídos por parcerias que tenham interesse em utilizar a internet como ferramenta de integração de artistas espalhados pelo mundo para juntos desenvolvermos um aplicativo que permitia a navegação em torno de uma trama de conceitos relacionadas a arte e a crise sócio-ecológica".