Call 2_Pitching: Um Ponto no Planalto, associação cultural

Call 2_Pitching: Um Ponto no Planalto, associação cultural (Moimenta da Beira, Portugal) | Luís André Sá

Connecting Dots – Matchmaking Seminar (14-11-2019), Lisboa

_

Website: www.planaltofestival.pt
E-mail: info.planaltofestival@gmail.com

_

Ideia de projeto
Project idea:

"O Planalto – Festival das Artes é um projeto anual que tem na sua raíz a apresentação de projetos artísticos oriundos de múltiplas disciplinas artísticas, e que procura diferenciar e dar sentido à ocupação das regiões do interior. E que pretende, para além da dinamização e valorização da oferta de programação cultural, a reflexão e discussão para as sociedades de hoje.

Com a principal intenção de promover a cultura e a arte e de contribuir para desenvolver o norte de Portugal, inserido numa região entre a Beira e o Douro: Moimenta da Beira.

Partindo de várias contribuições nos campos da Dança, do Teatro, da Música, do Cinema, da Performance e das Artes Plásticas e Visuais, partiremos para conversas e discussões, propondo compor um espaço público de encontro e troca de identidades, práticas e linguagens, avaliando o seu alcance e a sua temporalidade e questionando-as nas suas dimensões sociais, económicas e culturais.

É nossa intenção estabelecer e firmar com o tempo uma relação direta com os vários agentes culturais e criativos sediados nesta região ou em regiões adjacentes, com vista ao desenvolvimento sócio-territorial de estruturas de criação e/ou artistas independentes, criando assim a potencialidade de cooperação e superação de barreiras territoriais na difusão de eventos culturais e na divulgação do potencial artístico e cultural que aqui emerge.

O projeto é pensado e desenhado para ser implementado no interior".

(Um Ponto no Planalto, associação cultural)

_

Relevância do potencial parceiro
Relevance of potencial partner:

"Não conhecendo nós ainda todas as possibilidades de contacto que possam ser estabelecidas com os países doadores, é certamente nossa intenção encontrar múltiplos parceiros para estreitar relações de proximidade com projectos semelhantes na sua linha editorial com o que aqui propomos, bem como de estabelecer e comunicação na difusão e internacionalização de artistas portugueses no estrangeiro, É igualmente nosso intuito, aceder a uma oferta programática internacional, de captar, se possível, co-produtores para o projecto que apresentamos e de estreitar relações de mecenato estáveis para o futuro. Assim procuramos festivais de artes, artistas, teatros, associação culturais, produtoras de artistas, empresas, entre outros com os quais possamos estreitar dinâmicas de colaboração e acordos de parceria mutuamente úteis e viáveis".

_

Outros parceiros
Other partners:

"A 1ª edição do Planalto - Festival das Artes, que decorreu em maio de 2019, conseguiu já estabelecer fortes parceiros de apoio que vão desde fundações e instituições privadas (Fundação "la caixa"/ BPI) até organismos públicos (DRCN, Município de Moimenta da Beira, Juntas de Freguesia, RTP, etc.)".